O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
2 min

Relatório da Prefeitura aponta Rachaduras em prédio do CAT

Relatório da Prefeitura aponta Rachaduras em prédio do CAT

Secretaria de Obras lança documento que aponta “trincas”, “deslocamento” de placas em paredes e “dilatação entre peças” de porta, dentre outros problemas no Centro de Atenção ao Turismo. Reformado há cinco anos, o edifício onde se situa o CAT apresenta sérios problemas estruturais. Presentes em todos os andares, os problemas estão em quase todos os cômodos, levando riscos a funcionários e turistas. A empresa responsável pela obra, Diminas Construções e Comércio LTDA, foi acionada para “que dê esclarecimentos”, explica o relatório. Quem solicitou a análise foi a Secretaria de Turismo.

De acordo com Hélio Rodrigues, Secretário de Turismo, “há cerca de três semanas, eram evidentes as rachaduras, mas os deslocamentos das placas não eram visíveis”. A partir disso, ele acionou a Secretaria de Obras e o jurídico da Prefeitura. “A preocupação é com os funcionários”, desabafa o membro do Executivo. Além disso, sente-se incomodado, pois “a placa não avisa à hora em que vai cair”. Além da Prefeitura, também o Iphan está colaborando com a análise, já que o assunto em questão se trata de um prédio público histórico, e que se situa na Rua Direita. “O Iphan também está mandando um engenheiro para fazer um laudo”, relata Hélio.

Mudança de rotina

Devido à situação, a Secretaria entendeu que para manter a segurança dos visitantes do prédio, que costumam ser turistas, o procedimento da recepção deles deveria ser mudado. Agora o que se faz é oferecer a entrada pelos fundos, “para que não corram riscos”, explica o secretário.

Indignação

Éricka Meyer, chefe do Departamento de Patrimônio, vinculado com a Secretaria de Turismo, mostrou-se também bastante insatisfeita com a situação. Isso pelo fato de que “a casa tem muito pouco tempo que foi reformada”, relata. E de acordo com ela “está visivelmente precisando de outra reforma”. A inauguração do edifício, após reformado, foi em novembro de 2007, conforme consta em placa no mesmo, na gestão do então prefeito Celso Cota.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni