O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
4 min

Região dos Inconfidentes avança no registro de suas primeiras Indicações Geográficas com apoio do Movimento IGMG

Região dos Inconfidentes avança no registro de suas primeiras Indicações Geográficas com apoio do Movimento IGMG

Samarco apoia o lançamento dos signos distintivos da Geleia de Pimenta-Biquinho de Bento Rodrigues e da Jabuticaba e Derivados de Cachoeira do Campo em Minas Gerais

No dia 12 de março, o lançamento dos signos distintivos da Geleia de Pimenta-Biquinho de Bento Rodrigues e da Jabuticaba e Derivados de Cachoeira do Campo marcou um importante passo para a Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais. O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Ouro Preto, reuniu autoridades, produtores locais, membros dos comitês gestores das Indicações Geográficas (IGs), empresas e representantes dos governos municipal e estadual, concluindo cinco das dez etapas necessárias ao processo.

Os signos distintivos fazem parte do processo das Indicações Geográficas, que são concedidas a produtos ou serviços com características únicas vinculadas ao seu local de origem. No Brasil, o registro é realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A iniciativa foi comemorada pelo prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo: “A jabuticaba, nossa ‘pérola negra’, é um símbolo econômico e cultural. Com o apoio da Samarco, estamos transformando-a em um fator de mudança social, cultural e econômica no município.”

A Samarco, primeira empresa privada a financiar o projeto de IGs na região, foi uma das grandes apoiadoras da iniciativa. O especialista em Relações Institucionais da empresa, Guilherme Louzada, destacou: “As IGs valorizam produtos únicos, como a geleia de pimenta-biquinho e a jabuticaba, impulsionando a economia local. É uma honra colaborar com parceiros e produtores que acreditaram nessa ideia desde o início.”

Keila Vardeli Fialho dos Santos, presidente da Associação dos Produtores de Geleia de Pimenta de Bento Rodrigues, celebrou: “Receber o selo da IG é um marco para nós. Nosso futuro será ainda mais brilhante com esse reconhecimento”. Para Welinária Costa, produtora de licores de jabuticaba, a jabuticaba é “o ouro negro da região”. Segundo ela, a IG traz reconhecimento e novas oportunidades para a região.

 Amarildo Pereira, idealizador do Fórum Regional de Diversificação Econômica (FRDE) e gestor do Movimento IGMG, destacou a importância do evento: “Chegar a essa entrega, com tantas pessoas felizes, é fruto de um esforço grande, mas também de uma imensa alegria. O projeto Movimento IGMG está vivo e entregue, mas agora precisamos dar continuidade, fazendo com que empresas, indústrias e a população conheçam e valorizem as IGs”. O registro das IGs traz benefícios imediatos e de longo prazo, como aumento da autoestima dos produtores, valorização dos produtos no mercado, atração de turistas e geração de renda para as comunidades locais.

 Anselmo Buss Junior, diretor do Instituto Inovates, explicou que a IG é um reconhecimento do que já existe. “Não estamos criando algo novo, mas estruturando um processo para proteger e promover a notoriedade desses produtos vinculados às suas origens geográficas”. O Instituto Inovates é uma organização especializada em desenvolvimento territorial e inovação, parceiro estratégico do Movimento IGMG, auxiliando na estruturação e no registro das IGs na região dos Inconfidentes.

Próximos passos

O processo de registro das IGs junto ao INPI possui dez etapas, entre elas se destacam: a sensibilização e valoração econômica da IG; formação de um comitê gestor, criação do signo distintivo da IG; comprovação de espécie e delimitação geográfica.

A atual fase de estruturação das IGs vai até julho de 2025 e depois, será realizado o pedido de reconhecimento oficial pelo INPI. Em breve, os produtores já poderão começar a utilizar os selos distintivos, que garantem a autenticidade e a qualidade dos produtos.

A 4ª edição do Fórum Regional de Diversificação Econômica, prevista para os dias 25 e 26 de julho de 2025, consolidará ainda mais o Movimento IGMG como uma estratégia eficiente para a construção de territórios prósperos e competitivos.

Para mais informações sobre o Movimento IGMG, acesse: forumregionalmg.com.br

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni