Atualmente, sete escolas são contempladas pelo programa. Imagem: Alexandre Campbell/ IMPA
Por: Amanda de Paula Almeida
O Programa Escola Segura, sancionado pela Lei nº 3.647, de 13 de dezembro de 2022, tem percorrido escolas da rede pública municipal de ensino com objetivo de preparar alunos, professores e toda a comunidade escolar para lidar com situações de risco e desastres. O programa foi idealizado pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Defesa Civil, e contempla ações integradas com a Secretaria Municipal de Educação.
O programa busca promover uma cultura de prevenção de riscos no ambiente escolar, com atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos princípios da Gestão e Redução de Riscos de Desastres (GRD e RRD). A proposta inclui oficinas, palestras, atividades pedagógicas extracurriculares, capacitações e simulações práticas, coordenadas por profissionais qualificados da Defesa Civil.
Entre os principais eixos do programa estão: capacitação de profissionais da educação; formação de facilitadores nas escolas; sensibilização da comunidade escolar sobre segurança, saúde e primeiros socorros; realização de exercícios simulados; integração com órgãos de Defesa Civil; inclusão dos temas de prevenção no currículo escolar. “É importante inserir as crianças nesse contexto, fazer com que elas saibam o que fazer na hora de um acidente em casa, dentro da escola, em uma queda. O mínimo que elas souberem fazer, para nós, já é muito importante”, ressaltou Luciano Pinheiro, tenente do Corpo de Bombeiros.
Atualmente, o Programa Escola Segura beneficia somente sete instituições de ensino: E.M. Sinhô Machado, E.M. Santa Godoy, E.M. Wilson Pimenta, E.M. Monsenhor José Cota, E.M. Celina Célia Gomes, E.M. Aníbal de Freitas e E.E. Dona Reparata Dias de Oliveira. Entretanto, a previsão é de ampliar o alcance do programa para todas as escolas do município.