A Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Mariana divulgou essa semana a média dos atendimentos realizados em 2010. Foram no total cerca de 3.500, sendo que a unidade só atende pessoas residentes no município.
Com uma média de 15 atendimentos por dia, ele funciona como um órgão auxiliar do Poder Judiciário, procurando solucionar previamente conflitos entre o consumidor e o fornecedor que vende ou presta algum serviço, evitando a abertura de processos desnecessários. A maioria dos casos, cerca de 90%, o Procon resolve logo por telefone. Não obtendo sucesso abre uma carta de investigação. A última tentativa é a reclamação direta, o que abre o processo do consumidor contra o fornecedor.
São muitas as regras e leis que envolvem essa relação de consumo. Mas antes de procurar o Procon, o consumidor deve entrar em contato com o seu fornecedor. Caso não chegue a um acordo, aí sim, deve recorrer ao órgão.
A maioria dos atendimentos registrados no ano passado foram relacionados a empresas de telefonia. Vindo em segundo lugar os produtos e depois os financiamentos de cartão de crédito ou financeiras.
O Procon funciona, de segunda à sexta-feira das 13h às 17h, na Praça JK, s/nº, 1º andar (prédio da Prefeitura). O cliente deve estar munido da nota fiscal do produto ou de todas as informações da empresa prestadora do serviço. Para informações o atendimento pode ser via telefone pelo 3557-9001 e 3557-9023.