O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
3 min

Presépios articulados marcam Natal em Mariana unindo história e religiosidade

Presépios articulados marcam Natal em Mariana unindo história e religiosidade

Imagem: Pedro Hudson / Larissa Rodrigues

A Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo anuncia a chegada da época mais encantadora do ano, o Natal, nela, Mariana se ilumina e renova sua magia e tradições. Nossa cidade se destaca por abrigar dois presépios articulados, de Hélio Sacramento e Eduardo Campos, sendo símbolos culturais do município. Além de marcar o espírito natalino, os presépios são um grande atrativo para a população e turistas.

O presépio de Hélio Sacramento, com 105 anos de história, recria Mariana em miniatura e integra as atrações natalinas da cidade. A montagem, uma tradição familiar, reúne diversos materiais que garantem o efeito cênico característico: motores, água, lâmpadas e musgo natural.

Exposto em um casarão na Rua Direita, cedido pela Prefeitura, o presépio só voltou a ser apresentado graças à parceria com o município. Hélio, relata que o apoio institucional é fundamental para a manutenção da obra, que permaneceu desmontada por cerca de dez anos por falta de um espaço adequado para exibição. O presépio está aberto para visitação no casarão da Rua Direita, de segunda a domingo, das 9h às 18h.

O presépio de Eduardo Campos, com 17 anos, está instalado no Museu de Minas do Gogô é reconhecido como o primeiro presépio articulado dedicado à fundação de Mariana e de Minas Gerais. A obra, de forte valor simbólico e histórico, transforma-se em um ponto de memória, unindo fé e patrimônio cultural

A arte apresenta cenas que retratam o cotidiano dos africanos escravizados na mineração, além de representar as antigas casas, a Igreja do Santana, a Capela de Santo Antônio e a Capela dos Ingleses. A utilização de areia, brita e serragem confere realismo à obra.

No centro, o Menino Jesus nasce simbolicamente na boca da mina, reforçando a temática construída sobre o trabalho minerador, o ciclo do ouro e a contribuição dos africanos escravizados para a formação de Mariana e para o sítio arqueológico do Gogô.

Além do presépio, o local guarda memórias em artefatos, como os ebulidores, cachimbos de escravos, entre outros, que marcam a história do início da Primaz de Minas e da mineração. As visitas devem ser agendadas pelo número (31) 988750892.

Os dois presépios integram a programação oficial do Natal de Luz em Mariana, que neste ano tem como tema “Tradição que brilha”, valorizando as manifestações culturais do distrito de Padre Viegas, em especial o Oratório de Natal. A programação completa está disponível no site oficial da Prefeitura de Mariana.

Mais informações sobre ações e serviços municipais podem ser acessadas em mariana.mg.gov.br e no perfil @prefmariana nas redes sociais, onde a Prefeitura divulga diariamente conteúdos de utilidade pública e informações sobre os avanços em toda a cidade.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni