O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
2 min

Prefeitura de Mariana sanciona doação de terreno para construção de Hospital Universitário

Prefeitura de Mariana sanciona doação de terreno para construção de Hospital Universitário

Assinatura do Protocolo de Intenções. Imagem: Amanda de Paula Almeida / Marcos Delamore

A Prefeitura de Mariana, em Minas Gerais, sancionou, na última quinta-feira (6), a Lei Nº 4.027, que autoriza a doação de um terreno de 3 mil metros quadrados à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), associada do Governo Federal.

A área, localizada no bairro São Cristóvão, será destinada à construção do Hospital Universitário de Mariana. O investimento será superior a R$ 200 milhões, provenientes do Novo Acordo Rio Doce, e a obra deve gerar mais de 600 empregos diretos e indiretos.

De acordo com a administração municipal, o hospital de alta complexidade contará com uma estrutura de 275 leitos, com espaço para tratamentos oncológicos, unidades de decisão clínica referenciada, unidades de internação para cuidados clínicos e cirúrgicos, terapia intensiva e centro cirúrgico completo para procedimentos intervencionistas em cardiologia, neurologia e cirurgia vascular. Além disso, também será utilizado, em parceria com a UFOP, para o ensino, extensão e pesquisa dos estudantes, professores e pesquisadores.

Para Juliano Duarte (PSB), prefeito de Mariana, o hospital contribui para que a cidade se torne referência em saúde no estado de Minas Gerais. “O Hospital Universitário de Mariana irá salvar muitas vidas e gerar muitos empregos. Espero, dentro de três anos, retornar e encontrar esse espaço totalmente transformado, construído e salvando muitas vidas. Mariana terá papel de destaque no atendimento à população”, declarou o prefeito.

O anúncio do projeto e a assinatura do Protocolo de Intenções para a construção do hospital aconteceu em junho deste ano e contou com a presença do Presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva, e dos ministros da Advocacia-Geral da União, Casa Civil, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Minas e Energia, além dos representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e da Prefeitura de Mariana.

Todos os Direitos Reservados © 2026

Desenvolvido por Orni