Na tarde de terça, 26/06, a Prefeitura Municipal de Mariana, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou oficialmente duas novas instalações: o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Farmácia Popular.
CAPS
Às 14h, aconteceu no CAPS a inauguração de suas novas instalações. O evento contou com a presença da secretária interina de Saúde, Mara Lúcia de Carvalho, do secretário de Fazenda, José Carlos Sampaio, da secretária de Cultura e Turismo, Walkiria Carvalho, do secretário de Meio Ambiente, Marcelo Albano Ferreira, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Brigoline, e da vereadora Aida Anacleto.
“A maior importância é que agora o CAPS está credenciado ao Ministério da Saúde. Logo, conseguiremos investir na qualificação dos profissionais e na infraestrutura para, assim, qualificar a assistência aos nossos pacientes”, ressalta Mara Lúcia sobre a importância do credenciamento no município. Com o registro, o município passa a receber uma verba federal, no valor de R$ 28 mil por mês.
Situado à Rua Dezesseis de Julho s/nº, Centro, o CAPS faz parte da Reforma Psiquiátrica Brasileira e abre caminho para um acompanhamento mais humanizado, devendo substituir o Hospital Psiquiátrico no país. Essas unidades são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.
Farmácia Popular
Já às 17h, aconteceu a inauguração das novas instalações da Farmácia Popular, localizada na Rua Wenceslau Braz, 151, Centro – esquina com a Rua Teófilo Otoni.
A secretária de Saúde, Mara Lúcia de Carvalho Rocha, acompanhou a cerimônia. A Farmacêutica Geral da Farmácia Popular, Danielle Cristina Rodrigues Vieira, falou sobre a importância da inauguração e agradeceu a todos que contribuíram para essa realização.