Por: Pedro Henrique Hudson
Na noite de ontem (31), em coletiva de imprensa no Museu de Mariana, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, lançou oficialmente o conceito do Natal de Luz 2025.
Com o tema “Tradição que brilha”, a programação natalina volta a valorizar as manifestações culturais dos distritos marianenses, trazendo para o centro das celebrações o tradicional Oratório de Natal, apresentação natalina encenada pelo Coral Nossa Senhora do Rosário, do distrito de Padre Viegas.
No auto, o grupo de Sumidouro interpreta o nascimento de Cristo desde as profecias de Isaías, no Antigo Testamento, passando por outras passagens bíblicas, como o anúncio do anjo à Maria, a visita à Isabel, o nascimento numa manjedoura e a visita dos Reis Magos.
O Oratório de Natal é uma composição do catarinense José Acácio Santana e chegou à Padre Viegas por meio de um CD, ouvido pelo músico Geraldo de Jesus Gomes, conhecido como Geraldo Padre, que fez as partituras e treinou os moradores da comunidade para encenar o auto.
Saindo na frente, o Natal de Luz deste ano começou a ser planejado ainda no mês de março, sendo aprovado recentemente pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), também conhecido como Lei Rouanet. Atualmente o projeto está na fase de captação de recursos junto aos patrocinadores.
A medida segue as diretrizes da Caravana da Cultura, um dos projetos do programa Desponta Mariana, lançado no último dia 24, que busca trazer mais investimentos para o setor cultural do município por meio de editais nacionais e estaduais de incentivo à cultura.
O evento busca repetir o resultado do Festival de Inverno, quando cerca de 90% das atrações foram construídas sem custos diretos para os cofres públicos.
Na coletiva desta quinta-feira foi apresentado o conceito da programação natalina, atendendo a demanda do setor hoteleiro, para que possa se programar previamente para a venda de pacotes turísticos.
Em 2025, o fluxo de turistas em Mariana já teve uma alta de 643% em relação à 2024, segundo dados dos atendimentos do Centro de Atenção ao Turista. A expectativa é de que esses números aumentem ainda mais com as ações de valorização do turismo e do patrimônio cultural, que vêm sendo desenvolvidas pela atual gestão desde janeiro.