Imagem: Reprodução / Marcos Delamore
A comunidade quilombola Vila Santa Efigênia, em Mariana, no interior de Minas Gerais, comemora o retorno do fornecimento de água potável. A iniciativa impacta centenas de pessoas, que enfrentaram, durante anos, dificuldades para ter acesso ao recurso hídrico.
Localizada no distrito de Furquim, a comunidade agora conta com um poço artesiano que será responsável pelo abastecimento de água potável para as famílias. Com a intervenção, a administração municipal espera proporcionar a segurança hídrica, melhoria na qualidade de vida, desenvolvimento da região e reduzir os custos de operação com transporte de água.
Para o prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), a nova estrutura de abastecimento de água põe fim a um ciclo de anos de utilização exclusiva de caminhões-pipa. “A água já chegou. Teremos uma média de 168 mil litros de água por dia, que é muito mais do que suficiente para abastecer a Vila Santa Efigênia e resolver o problema da água”, destacou.
De acordo com o Executivo Municipal, outras localidades que sofrem com a escassez de água também serão contempladas com melhorias das condições de abastecimento. “Nenhuma comunidade ou bairro ficará para trás. O próximo distrito contemplado será Passagem de Mariana. Seguimos avançando e organizando o abastecimento. Iremos garantir que cada morador abra a torneira e receba água limpa, contínua e segura”, concluiu Juliano Duarte.