Sistema Smart Sampa é referência na América Latina. Imagem: Prefeitura de São Paulo/ Divulgação
Por: Amanda de Paula Almeida
Durante o evento “Avança Mariana”, nesta quarta-feira (2), o prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), em conjunto com o secretário, Ramon Magalhães, anunciaram uma redução expressiva nos índices de criminalidade nos três primeiros meses de governo. Segundo os resultados apresentados, houve uma queda de até 100% nos furtos diários, que antes chegavam a até 12 ocorrências por dia.
Ramon destacou que o avanço só foi possível graças ao reforço no policiamento, que agora conta com 147 agentes municipais, sendo 110 atuando diretamente nas ruas. Como próximo passo, a prefeitura anunciou a modernização da central de monitoramento, incluindo a Integração de câmeras de estabelecimentos comerciais e de moradores, adoção de inteligência artificial para reconhecimento facial, seguindo modelo da Smart Sampa o armazenamento gratuito em nuvem para comerciantes e munícipes que aderirem ao sistema e a expansão da vigilância 24 horas com novas câmeras de alta tecnologia.
O prefeito Juliano reforçou o compromisso com ações práticas. “A segurança pública é uma das minhas principais prioridades, e não medirei esforços para fortalecer as ações que protegem a nossa população. A Secretaria de Segurança Pública já está mobilizada para viabilizar esse projeto o quanto antes. Seguimos trabalhando com planejamento e determinação para trazer mais segurança para Mariana, investindo em tecnologia e soluções inteligentes”, disse o prefeito.
Smart Sampa
O Smart Sampa é o maior sistema de monitoramento de segurança da América Latina, que usa o reconhecimento facial de câmeras inteligentes para identificar casos de violência urbana e foragidos da polícia, além de ajudar a encontrar pessoas desaparecidas.
Anúncio foi feito junto com lançamento de medidas de diversificação econômica. Imagem: Amanda de Paula Almeida