Reeleito com 26.078 votos uma margem de 74,3% do eleitorado, o prefeito de Mariana, Duarte Junior (PPS) e o vice-prefeito Newton Godoy (PSDB) foram empossados neste domingo (1º) na Arena Mariana. O evento foi aberto ao público e contou com a presença de centenas de pessoas. Duarte assume com o desafio de reconstruir o município e enfrentar a maior crise financeira da história.
A cerimônia começou por volta das 18 horas, logo após a posse dos 15 vereadores para a legislatura 2017-2020 com a eleição da nova Mesa Diretora, e foi conduzida pelo novo presidente da Câmara, Fernando Sampaio (PRB). O prefeito recebeu simbolicamente as chaves da cidade, assinou o livro com termo de posse e oficializou o juramento ao se comprometer “exercer o mandato com dedicação e lealdade”.
O prefeito destacou, em seu primeiro discurso após a posse, que esta cerimônia é um marco do novo ciclo da história de Mariana, e disse esperar contar com apoio da população, do legislativo e do judiciário para enfrentar os desafios futuros.
“O caminho para frente é árduo. Precisaremos do apoio de todos. Das orações, do entusiasmo, da confiança. Estamos propondo fazer uma corrente de forte união para o bem de Mariana. Queremos um Legislativo sempre atuante, propositivo e vigilante. Queremos que o Judiciário continue parceiro, envolvido e presente. E juntos, faremos um governo do povo, de grandes realizações”, disse o prefeito.
O prefeito reeleito reafirmou que vai cumprir as promessas de campanha e governar para quem mais precisa. “Vamos continuar lutando por nossa cidade em todas as esferas. Queremos e vamos fazer um governo participativo, dialogando sempre com a nossa gente. Seremos pioneiros na reconstrução dos dias presente, escrevendo, com o mesmo brilho de outrora”, disse Duarte.
O vice-prefeito Newton Godoy também agradeceu aos eleitores pela confiança. “Só tenho que agradecer a oportunidade de estar aqui e resgatar um sonho de 20 anos”. “Agradeço ao povo de Mariana que nos honrou com o seu voto, a sua confiança, e ao qual devotaremos a nossa energia, disposição e competência para fazer da Primaz de Minas uma cidade ainda melhor”.
O perfil do Prefeito Duarte Junior e do vice Newton Godoy
Aos 36 anos, Prefeito Du continuará a frente da Prefeitura de Mariana por mais quatro anos e terá ao seu lado como vice-prefeito o engenheiro Newton Godoy (PSD). Na corrida pelo segundo mandato, eles tiveram apoio de 19 partidos, que formaram a coligação Coligação Mariana Segue em Frente.
Com ampla vantagem, o prefeito confirmou o favoritismo nas urnas e foi reeleito em Mariana com 26.078 votos (74,37%). Em feito inédito, ele abriu uma larga vantagem de 18 mil votos de frente sobre a segunda colocada. Com o resultado, Du entra para a história ao se reeleger com a maior vantagem sobre a segunda colocada.
Duarte Júnior nasceu em Mariana, é advogado e filho de uma família, envolvida com a política marianense há três gerações. Eleito vereador aos 18 anos, seguiu os rumos do seu avô Geraldo, vereador nos anos 60, e do pai, Duarte Gonçalves, que foi vereador em Mariana por três mandatos e presidiu a Câmara Municipal na década de 80. Casado com Regiane Oliveira, é pai de três filhos: Cecília, Otávio e Heitor. Em 2004, Du formou chapa com João Ramos, para disputar a Prefeitura. Em 2012 elegeu-se vice-prefeito na chapa formada com Celso Cota, tornando-se prefeito de Mariana em junho de 2015. Du tornou-se conhecido notório no meio político regional e nacional pela sua capacidade de conciliação, suas ideias arrojadas e sua disposição para enfrentar as mais difíceis situações.
Newton Godoy é engenheiro, também nascido em Mariana, foi o homem por trás das realizações dos governos de João Ramos. Idealizador de expansões urbanas e obras de infraestrutura de grande envergadura, Newton Godoy projetou estradas, pontes, escolas e bairros, dando Mariana a dimensão que tem hoje. Da sua prancheta surgiram propostas arrojadas, como a expansão do Bairro Rosário e a implantação da Vila do Carmo, Jardim dos Inconfidentes, Vila Maquiné, Cabanas e Colina e o asfaltamento dos acessos aos distritos. Tem a assinatura de Newton grandes obras como a do Terminal Rodoviário, do Ginásio Poliesportivo, a sede da Prefeitura de Mariana e o Terminal Turístico, dentre outras. Casado há 29 anos com Rosângela Godoy e pai de duas filhas, Ana Paula e Marina.