Imagem: Reprodução / Marcos Delamore
A Prefeitura de Mariana anunciou um investimento de cerca de R$60 milhões, destinados para a construção de uma unidade de ensino do SESI e para a ampliação do SENAI, com ofertas de cursos profissionalizantes, técnicos, superiores e certificações para mais de 3 mil alunos. O anúncio foi feito pelo prefeito Juliano Duarte (PSB), ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Mariana, Pedro Mol, e do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.
As instalações chegam à Mariana para ocupar um espaço de mais de 11 mil metros quadrados, cedidos pelo Município, por meio do sancionamento de uma lei, junto à Câmara Municipal. O investimento é fruto da parceria entre o Poder Executivo Municipal e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), e reforça o compromisso com a educação no município mineiro.
O SESI promoverá o Ensino Fundamental I e II, além do Ensino Médio, com foco em metodologias inovadoras, incluindo robótica, espaço maker e tecnologia de ponta. Já o SENAI terá sua capacidade dobrada, garantindo mais oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho.
O prefeito reforçou que o projeto vai transformar a educação em Mariana. “Um dia histórico para Mariana. Anunciar um grande investimento no nosso município. Estamos falando de um investimento próximo de R$60 milhões, que vai ofertar grandes cursos e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, enfatizou que o projeto oferecerá oportunidades para a população local. “Vamos entregar para a sociedade de Mariana a qualidade do ensino SESI e SENAI. Vamos dobrar a capacidade do SENAI, em uma instalação muito mais adequada, e levar o SESI para Mariana, integrando a tecnologia ao sistema de educação. Preparar os jovens para o futuro”, afirmou.
A iniciativa tem por objetivo proporcionar infraestrutura de qualidade, ampliar a capacidade de atendimento e melhorar as condições de ensino e aprendizagem. Além disso, as ações contemplam medidas de valorização da educação, por meio de parcerias estratégicas e investimentos estruturantes.