Mariana recebeu nesta segunda-feira (13) a visita do prefeito de Arouca, cidade de Portugal, José Artur Neves. O chefe do executivo português foi recebido na primeira Casa de Leis de Minas Gerais pela comitiva marianense composta pelo prefeito, Duarte Júnior, o vice-prefeito, Newton Godoy, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Sampaio, secretários e vereadores municipais.
José Artur Neves decidiu visitar a Primaz de Minas por sua história e seu rico patrimônio histórico, formado por obras seculares. Muitas dessas obras foram projetadas e/ou construídas pelo maior projetista, construtor e empreendedor da cidade de Mariana no século XVIII, José Pereira de Arouca, natural da cidade de Arouca, Portugal. “Fiquei admirado por tudo que me foi apresentado. Arouca viveu e deixou o seu legado para Mariana e para todo o país. Fico feliz em saber a quantidade de obras projetada por ele”, afirmou, José Artur.
O prefeito Duarte Júnior salientou a importância do entendimento das benfeitorias realizadas por José Arouca no século XVIII. “Foi uma honra para nós. Mais do que nunca tivemos a oportunidade de consolidar o papel significativo do construtor e projetista José Pereira. Mariana e Arouca estão ligadas historicamente e isso muito nos motiva e nos alegra”, disse.
José Pereira de Arouca- José Pereira de Arouca nasceu na Freguesia de São Bartolomeu, Vila de Arouca, no Bispado de Lamego, Comarca do Porto, Portugal, por volta de 1733. Aos 16 anos, emigrou para Mariana, onde se tornou o principal empreendedor e construtor que atuou na cidade. Ele foi o responsável pela construção de obras importantes para Mariana, como a Capela de São Pedro dos Clérigos, a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, obras relevantes da Sé, a Casa de Câmara e Cadeia. José Pereira de Arouca faleceu no dia 21 de julho de 1795, com 64 anos e foi sepultado na Igreja São Francisco de Assis.