“O Brasil saberá aprender, com Mariana, como se vence uma crise”. Com essas palavras o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, discursou no Dia de Minas 2017, destacando a braveza dos marianenses em superar desafios. “Mais uma vez comemoramos o aniversário da primeira cidade de MG. O nosso Estado faz essa peregrinação anual a Mariana e transfere para cá a Capital do Estado para reencontrar a fonte primeira da nossa cidadania”, disse.
O governador ainda relembrou o trágico incidente que destruiu a comunidade de Bento Rodrigues no dia 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão. “Mariana nos dá o testemunho comovido dos mineiros que, enfrentando o desastre ambiental, souberam superar a tragédia e encontrar a força capaz de unir, não só os marianenses, mas todos os irmãos mineiros em solidária luta pela recuperação das comunidades atingidas, pela recuperação do meio ambiente e da plenitude da vida social”.
Pimentel terminou seu discurso agradecendo aos marianenses por representar Minas Gerais. “Em nome de todos os mineiros, como governador do Estado, agradeço a Mariana a sua fidelidade ao verdadeiro espírito de Minas, um espírito de trabalho e de serenidade”, concluiu.