Pedro Souza já atuou como secretário de Cultura e vereador interino em Mariana. Imagem: Captura de tela. / Por: Amanda de Paula Almeida
Na tarde desta terça-feira (22), aconteceu a cerimônia de posse do suplente Pedro Souza (PV) como vereador na Câmara Municipal de Mariana. Pedro Souza assumiu o cargo no lugar de Tikim Mateus (PCdoB), respeitando a liminar da Juíza de Direito da 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Mariana, Ana Carolina Ferreira Marques dos Prazeres, que determinou a anulação da decisão da Câmara de manter Tikim Mateus no cargo mesmo após condenação por crime eleitoral, afastando o vereador imediatamente e permitindo que seu suplente assumisse.
A sessão de posse ocorreu mesmo durante o período de recesso da Casa Legislativa e contou com a presença da mesa diretora, incluindo o presidente da Câmara, Ediraldo Ramos (PSB), o vice-presidente, Maurício da Saúde (PSDB), o 1º Secretário, Manoel Douglas (PV), e o 2º Secretário, Roberto Cota (Avante). Também estiveram presentes os vereadores Fernando Sampaio (PSDB), Ítalo de Majelinha (PSB) e Samuel de Padre Viegas (Republicanos).
Em seu discurso de posse, Pedro Souza agradeceu os 620 votos recebidos nas eleições municipais de 2024. Não é a primeira vez que o vereador assume uma cadeira no Legislativo: em 2022, foi vereador interino, substituindo Ronaldo Bento, que estava como prefeito interino. “Hoje, retorno à Câmara Municipal novamente, após pouco mais de 2 anos. Carrego muito mais que minha trajetória. Carrego séculos de luta. Carrego a memória daqueles que foram silenciados, daqueles que foram invisibilizados, de todos que sonharam com esse momento”, destacou Pedro Souza em suas redes.
O vereador também prometeu não se esquecer de onde veio e seguir seu mandato com ativismo e militância: “A nossa presença neste plenário não é um favor. É um direito conquistado com voto e com coragem. (…) Não me verão esquecer de onde vim. Não me verão calar frente às diversas violências sociais. Não me verão trair a confiança que me foi dada. Este mandato não é meu, é nosso”, finalizou Pedro Souza.
Cerimônia de posse aconteceu mesmo durante recesso da Casa Legislativa. Imagem: Pedro Souza/ Redes Sociais