Os fiéis da Paróquia Coração de Jesus, no distrito de Padre Viegas, em Mariana, estão organizando um abaixo assinado pedindo providências da Prefeitura de Mariana para a manutenção emergencial da Igreja Nossa Senhora do Rosário. A igreja está fechada desde 2012 para correções técnicas e de segurança da estrutura, e a comunidade reclama dos prejuízos não só às manifestações de fé da comunidade, como também para o turismo da região.
O abaixo assinado está sendo direcionado para o Juiz de Direito da Comarca de Mariana, a fim de que seja agilizado o inquérito Civil nº MPMG-0400.12.000129-2, fazendo cumprir a liminar do dia 14 de janeiro de 2013 que pedia para que a administração providenciasse as intervenções necessárias em um período de 30 dias. Segundo a comunidade, trata-se de colocação de sustentáculos, imediata troca de telhado, além de outras medidas consideradas urgentes.
O prédio já havia passado por reformas em 2009, porém, a comissão da paróquia, responsável pelo acompanhamento da obra, constatou perigo na estrutura do local. Após esforço da comunidade, que seguiu reivindicando por uma reforma completa e de melhor qualidade, em 2012, a igreja foi finalmente fechada, por motivos de segurança.
A comunidade de Padre Viegas considera a igreja de quase 300 anos como o mais rico e importante patrimônio deles.