Imagem: Livia Maria / Marcos Delamore
O mês de outubro, dedicado à conscientização e prevenção contra o câncer de mama, chega com a nobre missão de salvar as vidas de milhares de mulheres, por meio do rápido diagnóstico e do tratamento da doença.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e do Ministério da Saúde, em 2025, o Brasil deve apresentar 73,6 mil novos casos de câncer de mama. Ainda conforme o estudo realizado pelas instituições, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. As entidades de saúde destacam para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da patologia.
A cidade de Mariana, em celebração ao Outubro Rosa e em continuidade às ações do município para a saúde da mulher, firmou uma parceria com a empresa Tomhos, por meio do consórcio Cisamapi, para zerar a fila de espera por exames de mamografia na Primaz de Minas.
A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Saúde, elimina a necessidade do deslocamento para o município de Ponte Nova, onde, anteriormente, eram realizados os exames. O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), enfatizou que a parceria viabiliza mais acessibilidade à saúde pública.
“As nossas pacientes não precisarão mais se locomover para realizar as mamografias. Vamos zerar a fila de mamografia, temos uma demanda reprimida, e, através deste credenciamento, os exames serão feitos em Mariana. É uma valorização do prestador de serviço local”, declarou.
Para a doutora Renata Rolim, médica radiologista e responsável por realizar e laudar os exames de mamografia, o anúncio centraliza o atendimento e oferece cuidado integral com a saúde da mulher. “Essa parceria vai acrescentar muito para a saúde da mulher. Faremos a prevenção, o rastreamento do câncer e o cuidado das mulheres de Mariana e região”, ressaltou Renata.
De acordo com a administração pública, a conquista é uma garantia de direitos e um avanço no cuidado com as mulheres do município mineiro. “Essa grande conquista para Mariana vai minimizar essa distância que era percorrida. Cada vez mais, a Prefeitura de Mariana e a Secretaria de Saúde buscam maior qualidade de vida para os nossos munícipes”, reforçou a secretária de Saúde de Mariana, Marilene Romão.
A ação busca sensibilizar a população feminina, oferecer mais conforto e segurança, além de ampliar o acesso à saúde e promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.