Por: Amanda de Paula Almeida
Nesta terça-feira (1), por volta das 11h, a Polícia Militar de Meio Ambiente em conjunto com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizaram uma operação para colocar fim em quatro pontos de garimpo ilegal de ouro nos distritos de Monsenhor Horta e Furquim, em Mariana. O garimpo vinha causando uma grande devastação ambiental na região.
Durante a operação, foram destruídos dez motores, desativadas cinco dragas e diversos mangotes, mangueiras e outras ferramentas ilegai. Os suspeitos envolvidos no negócio conseguiram fugir para uma área de mata. O garimpo ilegal no local estava causando graves danos ambientais, contaminando rios e prejudicando diretamente a saúde das comunidades locais.
O tenente Bernardo reforçou que o garimpo ilegal causa danos não só ambientais, mas também às comunidades dos locais atingidos pelo crime. “A PM de Ambiente atuará firme em combate a essas práticas ilegais”, declarou.
O tenente também apontou que a PM segue em alerta para novos casos de garimpo ilegal na região e conta com a ajuda da população para denunciar qualquer suspeita da prática.