A escola de samba Portela esclarece que o enredo a ser desenvolvido para o Carnaval 2017 trata do universo dos rios de uma maneira geral, sob o título de “Quem Nunca Sentiu o Corpo Arrepiar ao Ver Esse Rio Passar…”
O carnavalesco Paulo Barros, detentor de três títulos no Carnaval carioca, mostrará nas fantasias e alegorias aspectos históricos, culturais, folclóricos e econômicos de rios do Brasil e do mundo. A ideia central é transformar a Sapucaí em um grande rio azul e branco, inspirado na canção antológica do portelense Paulinho da Viola, “Foi um Rio Que Passou em Minha Vida”.
Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que a quarta alegoria do desfile chama-se “Um Rio Que Era Doce”, numa referência ao episódio – ocorrido no Rio Doce, em novembro de 2015. Ressaltamos, porém, que em nenhum momento do enredo nem do desfile a escola cita o nome da cidade de Mariana.
Maior campeã do Carnaval do Rio, com 21 títulos, a Portela reitera sua total admiração pela população de Mariana e do estado de Minas Gerais, estado este que foi tema do enredo da nossa agremiação em 1999.
Esperamos que tenhamos esclarecido qualquer eventual equívoco acerca da compreensão do enredo da Portela. Estamos à disposição.