Reunião tratou sobre a gestão do Acordo de Mariana. Imagem: Seplag-MG / Divulgação
Por: Amanda de Paula Almeida
Na última terça-feira (18), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), se reuniu com o Governo do Espírito Santo para alinhar estratégias e discutir a execução eficiente do Acordo de Mariana. O encontro, realizado em Vitória (ES), contou com a participação do Comitê Pró-Rio Doce.
No encontro para tratar sobre o acordo assinado em outubro de 2024 no Brasil, os representantes dos dois estados discutiram questões como o acompanhamento das medidas implementadas pelas empresas e a gestão do pacto. Também houve avanços nas conversas sobre o Plano de Reestruturação da Gestão da Pesca e Agricultura (Propesca), criado pelo convênio.
O Acordo de Mariana foi assinado pela União, governo dos dois estados e 26 municípios atingidos. Imagem: Marcelo Sant’Anna / Imprensa MG
“É muito importante o alinhamento constante entre os dois estados impactados pela tragédia. Nesse encontro, pudemos trocar experiências sobre esse momento inicial de execução do acordo, alinhando, por exemplo, o posicionamento quanto à forma de monitorar as obrigações de fazer sob responsabilidade das empresas”, reforçou a coordenadora-adjunta do Comitê Pró-Rio Doce, Thais Vilas Boas.
No que diz respeito ao anexo de Comunicação e Transparência, os integrantes da Secretaria Estadual de Reparação do Rio Doce, do Espírito Santo, apresentaram atualizações sobre o progresso do portal e da ouvidoria vinculados ao acordo. O objetivo da criação dessas ferramentas é promover a transparência das iniciativas, assegurando que a população tenha um acesso facilitado e claro às informações relacionadas aos avanços do processo de reparação.