Imagem: Naty Torres
Após dois anos de pausa, o 13º Circovolante – Encontro Internacional de Palhaços fez história em Mariana (MG), reunindo mais de 100 artistas do Brasil e do exterior entre os dias 26 e 28 de setembro. Com espetáculos gratuitos espalhados pelo Centro Histórico e em escolas de bairros e distritos, o festival atraiu cerca de 25 mil pessoas e reafirmou seu compromisso com a democratização da cultura e a valorização da palhaçaria.
O cortejo pelas ruas da cidade, liderado por Xisto Siman e João Pinheiro, emocionou o público com músicas tradicionais e performances vibrantes. Oficinas, rodas de conversa, apresentações de circo, dança e hip hop completaram a programação, que envolveu crianças, adultos e idosos em uma verdadeira celebração coletiva. Destaque para os Cabarés, com números curtos e dinâmicos de artistas como Família Montes Morales, Teatro de Anônimo e Irmãos Figura.
Realizado pelo Circovolante, Circo Para Todos e Ponto de Cultura Casa do Palhaço, o evento contou com apoio do Ministério da Cultura, Vale, Samarco e Prefeitura de Mariana. Com sede em Passagem de Mariana, o grupo Circovolante segue promovendo a arte circense pelo Brasil, levando alegria e resistência por meio do riso.