Evento acontece no domingo (18) em Mariana. Imagem: Iron Runner/ Divulgação / Por: Amanda de Paula Almeida
No domingo (18), Mariana recebe pela primeira vez o Iron Runner Brasil. O evento de trail run – corrida em trilhas – reunirá atletas de diversas regiões do país em percursos de paisagem natural. Com largada na Praça Gomes Freire, no Centro Histórico, os participantes poderão escolher entre três distâncias: 21km, 14km e 7km. Todas as provas têm chegada no mesmo local, onde o público também poderá aproveitar uma programação cultural gratuita ao longo do dia.
O professor de educação física e ex-atleta da modalidade, Pedro Lima, ressaltou a importância do esporte: “O trail running vem da corrida tradicional, mas se diferencia por ser praticado em terrenos irregulares. Isso exige mais do sistema cardiorrespiratório, fortalece músculos como os dos membros inferiores e da região abdominal, e ativa o senso de equilíbrio e reação rápida”, explica.
A estreia do evento em Mariana não é por acaso, 70% do Parque Estadual do Itacolomi está dentro do município de Mariana, além de contar com a Cachoeira da Bombaça, o Pico da Cartucha e o Morro Santana. A Primaz de Minas reúne condições naturais excepcionais para a modalidade. O ambiente natural é um fator poderoso de motivação, como destaca Pedro Lima: “Enquanto o ambiente urbano pode ser maçante, o natural oferece estímulos diferentes. A paisagem, o cheiro, os sons, tudo isso influencia. É uma prática que trabalha o físico, mas também o emocional”.
A prova “Iron Runner”
O percurso da prova reserva subidas intensas, trechos de mata e mudanças constantes de terreno. A organização promete desafios tanto para iniciantes quanto para atletas mais experientes. “O trail run exige atenção o tempo todo. É fundamental correr com as mãos livres, porque o terreno pode apresentar surpresas, como pedras soltas, raízes, barro. As mãos ajudam a proteger numa possível queda, então é bom evitar carregar objetos ou usar mochilas grandes”, orienta o atleta Pedro Lima.
A orientação também é de que os atletas se preparem com cuidados que envolvem alimentação e a hidratação. Pedro Lima recomenda que o ideal é consumir carboidratos e proteínas antes da prova, para garantir energia. Durante a prova, os geis de carboidrato ajudam muito, especialmente nos percursos mais longos. E depois, a reposição com proteína e água continua sendo essencial.
Além disso, o atleta destaca que o trail running não é apenas sobre esforço, é sobre reencontro com a natureza. “A gente está vivendo um momento em que as pessoas procuram experiências que façam sentido. E correr em meio à natureza, com montanhas, cachoeiras, trilhas históricas… isso tem um apelo emocional muito forte. É bom para o corpo, mas é também uma forma de cuidar da mente”, diz Pedro.
Trajetória esportiva de Mariana
A cidade de Mariana tem se destacado no cenário esportivo mineiro com uma série de iniciativas que vão desde a organização de provas internacionais até programas sociais que incentivam a prática de atividades físicas. Durante o balanço dos 100 dias de governo realizado no último mês, o prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), destacou a vocação da cidade para esportes de aventura em meio a cenários naturais que sediam um calendário extenso de eventos esportivos durante todo ano, inclusive o Iron Biker Brasil, que acontece entre os dias 12 a 14 de setembro.
Lucas Fonda, um dos organizadores da prova ressalta que a importância de que a corrida seja vista como um convite ao pertencimento na cidade: “Mariana é uma cidade que respira história, cultura e tem uma natureza exuberante. Trazer um evento como esse para cá é uma forma de valorizar tudo isso. Queremos que os atletas vivenciem o lugar de forma intensa, e que os moradores se sintam parte disso também”, destaca.