O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
2 min

Mariana realiza primeira capacitação do Programa de Educação em Tempo Integral

Mariana realiza primeira capacitação do Programa de Educação em Tempo Integral

Por Yolanda

No último sábado (30), Mariana deu mais um passo importante para fortalecer a Educação em Tempo Integral. Foi realizada, no CEMPA, a 1ª capacitação para monitores, professores e assessores pedagógicos do programa, reunindo profissionais que atuam diretamente nas escolas da rede municipal.

A abertura do encontro foi marcada por uma apresentação musical realizada pelos alunos das escolas de Mainart, Bento Rodrigues e Serra do Carmo, que participam do programa. O momento de integração reforçou o protagonismo estudantil e destacou a relevância das atividades culturais e das oficinas artísticas no cotidiano da educação integral.

Atualmente, 17 escolas de ensino fundamental em Mariana oferecem o ensino em tempo integral, atendendo cerca de 1.500 alunos. O programa é referência em Minas Gerais, tendo sido incluído no Manual de Boas Práticas da Educação do país, o que o consolida como uma política pública reconhecida em nível nacional.

Em seguida, o secretário municipal de Educação falou sobre o programa e ratificou o reconhecimento nacional da Educação em Tempo Integral em Mariana e, em seguida, apresentou os novos materiais adquiridos para as oficinas e práticas pedagógicas. O investimento foi de aproximadamente R$500 mil, destinados a ampliar a qualidade do atendimento e diversificar as atividades oferecidas aos estudantes. Entre eles estão bolas de diversas modalidades, equipamentos de Taekwondo, brinquedos pedagógicos, jogos educativos, instrumentos musicais, mobiliário para os estudantes, dentre outros, garantindo mais qualidade e incentivo às práticas esportivas, culturais e de aprendizagem.

Durante a capacitação, também foi apresentado o projeto “O meu, o seu, o nosso”, que integra o programa e tem como objetivo valorizar o patrimônio local por meio da criação de mapas afetivos elaborados pelos alunos. O trabalho envolve registros de memórias, relatos e imagens das comunidades, promovendo a apropriação da herança cultural e contribuindo para o combate aos estigmas sociais deixados pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015.

A expectativa é de que, a partir das ações da Secretaria Municipal de Educação, o programa avance ainda mais na qualificação das práticas pedagógicas e no fortalecimento da rede municipal de ensino.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni