Programa é dividido em quatro eixos: identificação, formação, difusão e fomento. Imagens: Amanda de Paula Almeida / Por: Amanda de Paula Almeida
Na noite desta quinta-feira (24), aconteceu no Cine Teatro Municipal o lançamento do “Desponta Mariana” programa da Secretaria de Cultura focado na valorização da cultura local, no impulsionamento do turismo sustentável por meio de arranjos criativos e turismo de base comunitária, na conexão entre cultura, economia e identidade e na preservação do patrimônio material e imaterial da cidade, como os saberes tradicionais e a vida comunitária. O “Desponta Mariana” se divide em quatro eixos de atuação: identificação, formação, difusão e fomento.
A abertura do evento ficou por conta do coral “Tom Maior” e também contou com homenagem da Prefeitura ao regente e zelador do Cine Teatro de Mariana, Adeuzi Batista
Identificação
O primeiro eixo do programa Desponta Mariana tem como objetivo mapear e conhecer os agentes culturais, turísticos e patrimoniais da cidade para embasar políticas públicas eficientes. A metodologia adotada é o Mapeamento Perceptivo, que vai além de um simples levantamento de dados, buscando compreender as particularidades de cada distrito e comunidade por meio de contato direto com os fazedores de cultura. Como resultado desse trabalho, está sendo desenvolvido o mapa da cultura de mariana, uma plataforma digital em Power BI onde os próprios artistas e produtores poderão se cadastrar e atualizar informações.
“É uma ferramenta onde todos os artistas e seus segmentos estarão lá localizados e a intenção é que que cada artista, cada proponente, cada atuante do setor, tenha o seu login, a sua senha e que possa retroalimentar aquela cadeia, para que a gente tenha um mapeamento geral dessas dessas percepções. E, a partir desse mapeamento, a gente começa a entender as principais necessidades do município”
Formação
O segundo eixo do programa Desponta Mariana está focado na capacitação de artistas, produtores culturais e profissionais do turismo, com o objetivo de impulsionar a economia criativa da cidade. Durante evento de apresentação, a secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo destacou as principais ações já em andamento nesta área.
Uma das iniciativas é a parceria com o programa Minas Forma, do Governo do Estado, que oferece cursos profissionalizantes como “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e “Práticas de Garçons”. Os participantes recebem bolsa-auxílio de R$ 6 por hora/aula, podendo alcançar até R$ 24 por dia de capacitação.
O município também firmou colaboração com instituições do Sistema S, incluindo SENAC, SESI e SENAI, para ofertar cursos técnicos nas áreas de hospitalidade, turismo e empreendedorismo cultural. Essas formações visam qualificar mão de obra local e melhorar a prestação de serviços no setor.
Apresentação do Visit Mariana
Dentre os projetos próprios da secretaria, destacam-se o “Caminhos da Cultura”, que ensina a elaboração de projetos culturais desde a concepção até a prestação de contas, com foco em editais como os da Política Nacional Aldir Blanc, e a “Rodada Criativa”, que promove encontros entre artistas e especialistas para desenvolver ideias criativas.
Outra ação importante é o acordo de cooperação técnica com a Fundação Clóvis Salgado, que permitirá intercâmbio cultural entre Mariana e o CEFART (Centro de Formação Artística e Tecnológica da fundação), incluindo capacitações e troca de experiências na área artística.
“O desdobramento disso vai ser um convênio onde a gente vai trazer, inclusive, a expertise técnica do da Fundação Clóvis Salgado para ações formativas. Então, a gente já tem essa possibilidade, que já está em vias de execução, já está no nosso jurídico”, explica o Secretário de Cultura.
Difusão
O terceiro eixo do programa tem como objetivo dar visibilidade aos artistas e atrair turistas, mostrando a cultura viva de Mariana. Entre as iniciativas de difusão já em prática está o “Banda na Praça”, que leva a música das tradicionais corporações musicais para o Jardim da cidade.
O principal destaque deste eixo é o “Visit Mariana”, plataforma de divulgação turística no Instagram inspirada no “Visit Rio”. Desenvolvida pela chefe de Comunicação da Prefeitura, Maria Fernanda Viana, e pelo jornalista da Secretaria de Patrimônio e Cultura, Pedro Hudson, a iniciativa tem como foco destacar o patrimônio histórico, a gastronomia, os eventos e a cultura imaterial da cidade, com o objetivo de atrair turistas nacionais e internacionais.
“Saiu um decreto do nosso nosso prefeito, onde ele [@visitmariana] é o canal oficial de comunicação sobre as ações culturais da cidade. Porque a gente tem um Instagram institucional e no Instagram institucional tem muita informação do que a cidade faz e nem sempre é isso que o turista quer ver”, ressaltou Eduardo Batista.
Gráfico comparativo dos atendimentos do CAT entre 2024 e 2025
Fomento
Por fim, o último eixo do “Desponta Mariana” tem como objetivo garantir recursos financeiros e estrutura para viabilizar projetos culturais, apoiando projetos locais via leis de incentivo. Além disso, o eixo também busca fortalecer os artistas para daqui a dois anos, quando a verba do PNAB será gerida pelo Conselho de Patrimônio, não pela prefeitura, exigindo capacitação dos agentes.
“O Desponta [Mariana] vem nesse sentido, da gente poder conseguir construir uma política sólida, porque 3% do PIB do Brasil é da cultura. Então a gente tem que começar a trazer essa perspectiva de padronização e entendimento sobre processos”, explicou o Secretário de Cultura.
Resultados
Ao final do evento, Eduardo Batista destacou algumas conquistas da secretária de Patrimônio e Cultura, como o aumento no fluxo turístico através de dados comparativos entre 2024/2025 do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Em 2025, Mariana registrou 2.376 turistas apenas em julho, um salto significativo em comparação aos 251 atendimentos no mesmo mês de 2024.