A Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio, segue investindo para manter a integridade de seus patrimônios históricos e culturais. Com recursos próprios, o município está promovendo obras de reforma das torres e telhado da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré de Santa Rita.
Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Patrimônio, Efraim Rocha, essas obras serão feitas com recursos do município para atender de imediato a um pedido da comunidade, além de preservar a história local. “No ano que vem a igreja Nossa Senhora de Nazaré completará 300 anos. Nada mais justo que cuidar do seu rico e valioso patrimônio histórico, visto que essa igreja é tombada pelo IPHAN e está inserida no núcleo urbano tombado pelo IEPHA e pelo município”, disse.
Além dessa intervenção, outras reformas foram feitas, através do FUMPAC (Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural), como as torres da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, de Santa Rita Durão, as torres da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de Camargos, os elementos artísticos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de Cachoeira do Brumado, e a Estação Ferroviária, de Bandeirantes, em andamento. Também já estão deliberados pelo COMPAT (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultura de Mariana), recursos para as obras emergenciais da Capela da Boa Morte, obras emergenciais que permitirão a reabertura da Igreja de São Francisco e a obra estrutural do Casarão de Furquim, em processo de licitação.