Por: Lívia Vieira
A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, vem inovando no combate à dengue, com o uso de drones para auxiliar na localização de focos da doença em áreas de difícil acesso para os Agentes de Combate às Endemias. O município, que se encontra em estado de alerta devido ao risco de surto, tem intensificado as ações diárias nos bairros, começando pelos locais com maior incidência do mosquito transmissor.
Essa medida é uma parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) e visa aprimorar o monitoramento de locais com acúmulo de água. Através de imagens aéreas de alta resolução, é possível realizar um mapeamento detalhado de áreas com potencial para a formação de criadouros, o que fortalece as estratégias de controle e prevenção. A utilização dos drones possibilitam o controle em locais onde as visitas domiciliares dos Agentes são dificultadas, como em áreas de difícil acesso ou quando negada pelos moradores.
A parceria com a SRS-BH vai além de uma ação estratégica e representa um chamado à ação e mobilização coletiva em prol da saúde pública, buscando esforços coordenados com o objetivo de interromper o ciclo de transmissão dessas doenças.
Além do uso de drones, uma série de outras ações vêm sendo realizadas diariamente em toda a cidade, incluindo mutirões de limpeza, visitas domiciliares, tratamento larvário, aplicação de vermicida, monitoramento de ovitrampas e campanhas de conscientização. Essas medidas têm como finalidade combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e garantir a saúde da população marianense.