Campanha contemplará, inicialmente, grupos prioritários. Imagem: Prefeitura de Mariana/Comunicação
Por: Amanda de Paula Almeida
A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (7), a campanha de vacinação contra a Influenza. A imunização será realizada da forma prevista pelo Ministério de Saúde e de acordo com a disponibilidade das doses repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Na primeira semana da campanha, os grupos prioritários para imunização são: idosos com 85 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e crianças de seis meses a dois anos. Para o grupo dos idosos, a vacinação está sendo dividida entre os dias 07 a 09 de abril, para os idosos com mais de 90 anos, os dias 10 e 11, para os idosos de 85 a 90 anos.
A vacinação acontece na Central de Imunização, UBS Cabanas, UBS Passagem e nas demais Unidades Básicas de Saúde, conforme os cronogramas que serão divulgados semanalmente nos canais oficiais da Prefeitura de Mariana. Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, documento de identificação com foto, cartão do SUS ou CPF e laudo médico, em caso de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais.
Vacina Influenza
Segundo divulgado pelo Ministério da Saúde, para a vacinação de 2025, o Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes e idosos, com estimativa de público-alvo em cerca de 50 milhões de pessoas.
Ainda em março, o Ministério da Saúde começou a distribuir 35 milhões de doses da vacina. No primeiro semestre, está prevista a distribuição de 67,6 milhões de doses para as quatro regiões dessa fase da campanha. No segundo semestre, serão distribuídas mais 5,9 milhões de doses para a região Norte, alinhando a estratégia de imunização com o período de maior circulação do vírus em cada região do país. O valor total do investimento é de R$ 1,3 bilhão. O público-alvo total é de 81,6 milhões de pessoas.
O Ministério da Saúde reafirmou a importância da vacina contra a gripe, que é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. A vacina trivalente, utilizada em 2025, protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B. “Ela é segura, eficaz e pode ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional”, declarou o Governo Federal em notícia oficial.
Campanha iniciou em março deste ano. Imagem: Ricardo Stuckert/PR