O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
3 min

Mariana inaugura Unidade de Acolhimento às mulheres vítimas de violência

Mariana inaugura Unidade de Acolhimento às mulheres vítimas de violência

Unidade receberá vítimas de violência em Mariana. Imagem: Amanda de Paula Almeida

Por: Amanda de Paula Almeida

A Prefeitura de Mariana inaugurou nesta quarta-feira (5) a Unidade de Acolhimento para mulheres vítimas de violência, um espaço exclusivo destinado ao acolhimento emergencial de vítimas de agressões e ameaças físicas e psicológicas. A iniciativa é resultado da articulação entre diferentes setores da gestão municipal, em parceria com a Polícia Militar, a Guarda Municipal e os serviços de assistência social.

Durante a cerimônia, o prefeito Juliano Duarte destacou a urgência da medida diante dos altos índices de violência contra a mulher registrados no município. De acordo com dados apresentados, 357 mulheres foram atendidas pela Patrulha Maria da Penha entre 2023 e 2025, sendo 98 somente no primeiro semestre deste ano. “Na verdade, seria bom se nós não tivéssemos que inaugurar a Unidade, que todas as mulheres fossem respeitadas, não fossem vítimas de feminicídio, de machismo, mas os números, infelizmente, no nosso município são muito negativos”, afirmou o prefeito.

Antes da Unidade de Acolhimento, a prefeitura arcava com custos de hospedagem em hotéis e pousadas para garantir o abrigo temporário das vítimas. Com a nova casa, Mariana passa a oferecer um espaço estruturado com equipe feminina especializada, com alimentação e integração com as redes de saúde e assistência social.

O secretário de Desenvolvimento Social, Juliano Barbosa, também enfatizou que a abertura da unidade representa um avanço regional. “Abrir a unidade vítima de violência é algo que transcende a nossa realidade. A gente dá um passo muito à frente na região dos inconfidentes em ter uma unidade dessa. É um retorno não só para ela, mas para a sociedade”, explicou.

Outros programas em defesa da mulher

Além da casa de acolhimento, Mariana conta com outras iniciativas que atuam diretamente no combate e na proteção das mulheres em situação de violência. Como por exemplo, o “Botão do Pânico”, um dispositivo utilizado atualmente por cerca de 40 mulheres, que aciona diretamente a Polícia Municipal e também inicia uma gravação de áudio do momento. Além disso, a prefeitura também anunciou a criação de um aplicativo para ampliar o acesso das mulheres aos serviços de denúncia de agressões.

Mariana avança em outras políticas públicas de proteção à mulher. Imagem: Amanda de Paula Almeida

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni