Ao todo, formaram-se 24 agentes. Imagem: Comunicação/Prefeitura de Mariana
Por: Amanda de Paula Almeida
Na última segunda-feira (24), a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Segurança Pública, realizou a cerimônia que marcou a formatura do 1º Curso de Operações de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). Foram 15 dias intensos de treinamento, nos quais 56 agentes de segurança municipal aprimoraram suas habilidades por meio de instruções teóricas e práticas, visando uma atuação ainda mais eficiente em prol da população.
A ROMU é responsável pelo patrulhamento ostensivo e apoio às forças de segurança estaduais, atuando em locais estratégicos para a redução da criminalidade. O treinamento incluiu, além de instruções sobre conduta de patrulha, direção veicular policial, fechamento de ocorrências, choque rápido, tiro tático e diversas técnicas operacionais. Cada aula foi planejada para simular a realidade do patrulhamento, preparando os agentes para os desafios diários no enfrentamento à criminalidade.
Ao todo, o curso recebeu a inscrição de 72 Policiais Municipais de 14 cidades, dos quais 56 se apresentaram para o início das atividades. Desses, 24 concluíram com sucesso a formação, sendo 12 deles da cidade de Mariana. Durante os dias de treinamento, 15 instrutores da Polícia Municipal de Mariana, Belo Horizonte, do estado de São Paulo e o Delegado da Polícia Civil de Mariana, Marcelo Bangoim, ministraram as aulas com alto nível técnico e operacional.
Renata Figueiredo era a única mulher entre os 24 formandos. Para ela, o curso foi um grande desafio em que saiu vitoriosa ao final da experiência: “Enfrentar esse curso foi um dos maiores desafios da minha vida. Fui a única mulher entre os 24 formandos, e, no início, me senti vulnerável. No entanto, meus 23 companheiros me apoiaram, e, a cada etapa superada, percebi que sou mais forte do que imaginava. Essa experiência foi uma transformação pessoal profunda e hoje sei exatamente do que sou capaz.”
Icaro José Pereira de Sá, vindo da Bahia, também comemorou a conclusão do curso: “Vim da GCM de Luís Eduardo Magalhães e, junto com alguns colegas, percorri uma longa distância para estar aqui. Este curso foi um marco na minha trajetória, não apenas porque nos prepara para as ações diárias, mas também nos aprimora técnica e pessoalmente. Saio daqui com ainda mais sede de conhecimento e motivado a continuar evoluindo sempre”.
A cerimônia foi marcada pela entrega dos certificados individuais, simbolizando o esforço e a dedicação de cada um ao longo da jornada. Entre os formados, Filipe Rodrigues Horta recebeu um destaque especial como “01 da turma”. O agente obteve o melhor desempenho, demonstrando excelência técnica, comprometimento e espírito de liderança. “Participar deste curso foi uma honra! Durante os dias, passei por uma grande evolução, adquirindo mais segurança para atuar em ações de alta complexidade em nosso município. Com essa capacitação especializada, nossa resposta operacional tende a se tornar ainda mais eficiente, contribuindo diretamente no combate à criminalidade”, ressaltou.
O curso trouxe vários desafios para os agentes. Imagem: Captura de tela/Redes Sociais