Imagens: Marcos Delamore / Marcos Delamore
O município de Mariana, em Minas Gerais, alcançou um marco expressivo no fortalecimento de suas políticas de preservação histórica, registrando, pelo 15º consecutivo, a liderança no ranking de pontuação do ICMS Patrimônio Cultural para o exercício de 2026. O anúncio, realizado pela Prefeitura Municipal, ressalta as ações permanentes de valorização da identidade e das tradições locais.
O primeiro lugar, entre os 853 municípios mineiros, veio com a obtenção de uma nota de 67,80 pontos, a partir da avaliação dos critérios de investimento e preservação do vasto patrimônio histórico da cidade. Essa nota representa um indicador direto de que as políticas instauradas estão sendo efetivas e contínuas, alinhando o município com as diretrizes estaduais de salvaguarda dos bens culturais.
A Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAT) realizam intervenções para a valorização patrimonial e identitária marianense, além de manter vivas as tradições culturais do município, assegurando o reconhecimento da história da cidade.
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), celebrou o resultado e destacou o esforço colaborativo para a proteção dos bens da cidade histórica.
“Mariana é campeã do cuidado e restauração com o seu patrimônio histórico. Dentre os 853 municípios do Estado, Mariana ficou em primeiro lugar. Esse resultado é fruto de um trabalho sério, com o cuidado com a nossa história e nosso patrimônio”, enfatizou o prefeito.
De acordo com a administração municipal, o cuidado com os bens culturais da cidade não se limitam às estruturas arquitetônicas do distrito-sede, mas também de cada comunidade do município. Esse olhar permite com que Mariana siga como referência em Minas Gerais.
Demonstrando essa preocupação, o município tem investido em ações de restauração, para garantir a prosperidade e a transmissão da cultura para as futuras gerações. Entre elas, estão: a Capela de Nossa Senhora da Glória, em Barro Branco, Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Camargos, Matriz Bom Jesus do Monte, em Furquim, Matriz de São Caetano, em Monsenhor Horta, Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Mariana, o órgão alemão Arp Schnitger, vinte e sete imagens devocionais da Catedral da Sé de Mariana, Capela de Santana, Igreja de Nossa Senhora da Glória, em Passagem de Mariana.
Tais investimentos são provenientes de recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural. A Prefeitura de Mariana estendeu os agradecimentos a todos os agentes que contribuíram para esta conquista. “Juntos, estamos transformando o patrimônio e cuidando da história de Mariana”, concluiu Juliano Duarte.