Para celebrar o Dia da Luta Antimanicomial – comemorado no dia 18 de maio – a Secretaria de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial de Mariana (RAPS) preparou uma programação para a sexta-feira (19) com diversas atividades ao longo de todo o dia no teatro do Sesi Mariana.
Em sua terceira edição, com o tema “Faz escuro, mas eu canto: liberdade em todo canto”, a programação do evento traz palestras, apresentações culturais, conferências, mesa de discussão e exposição de trabalhos realizados pelos grupos terapêuticos. Para o coordenador da RAPS de Mariana, Sergio Rossi, a data é uma importante oportunidade para divulgar o trabalho feito na Saúde Mental. “Esse evento é uma forma de endossar o grito da luta antimanicomial. Avançando no fortalecimento das famílias e dos serviços públicos. E sempre na luta para que essas pessoas sejam acolhidas, cuidadas e tratadas como sujeitos com direito de estar no convívio social”, afirmou.
As unidades de Saúde Mental atendem, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pessoas com sofrimento ou transtorno mental, além de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. A sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) fica na Rua 16 de Julho, Centro.