O Liberal
Mariana
2 min

Mariana atenta ao período de chuvas

Todo início de ano é marcado pelo calor e chuvas constantes, típicos do verão. Este ano, porém, o excesso de chuvas vem causando tragédias pelo país, principalmente na região serrana do Rio de janeiro, onde o número de mortes já passa de 800.

Em Minas Gerais, contudo, esse número é bem menor. Foram registradas 17 mortes e 98 cidades mineiras se encontram em situação de emergência. Mariana não está nessa lista, mas mesmo assim a Defesa Civil da cidade alerta para alguns cuidados que são precisos tomar para não aumentarem as estatísticas.

De novembro de 2010 a janeiro deste ano, 23 deslizamentos foram contabilizados na cidade, mas nenhuma morte foi confirmada, apenas perdas materiais. A maior parte das casas envolvidas é feita sem estrutura adequada para suportar as chuvas constantes nesse período do ano e em local inapropriado. A Defesa Civil alerta que, antes de construir, é necessário consultar um especialista da Prefeitura capacitado para avaliar as condições do local.

Para aqueles que já moram em área de risco o ideal é, ao menor sinal de perigo, se abrigar em um local seguro até que a Defesa Civil possa realizar uma vistoria e avaliar se a casa sofre risco de desabamento.

Ainda neste semestre deverão ser instalados 20 pluviômetros (aparelhos utilizados para medir o nível de chuva) pela cidade, a fim de recolher informações referentes às chuvas e construir um banco de dados que poderão servir à futuras medidas preventivas. Como o período de chuvas vai até abril, mais deslizamentos poderão ocorrer na cidade. À qualquer sinal de risco não se esqueça de procurar um local seguro e ligue para a Defesa Civil (199), Guarda Municipal (153) ou Bombeiros (193).

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni