O investimento em segurança é primordial para o bom desenvolvimento de uma cidade e hoje Mariana é considerada a cidade com o melhor índice de segurança do estado e a 4º do país, segundo o ranking divulgado pela revista Exame. O desempenho levou em consideração os seguintes critérios: monitoramento de área de risco, iluminação pública, taxa de homicídios, acidentes de trânsito, despesa com segurança e efetivo de guardas municipais e agentes de trânsito.
“Isso é fruto de uma administração que sabe a importância da segurança. Fruto do trabalho de nossa Guarda Municipal, dos nossos policiais, Militares e Civis e vamos continuar trabalhando e buscando o melhor para nosso povo. Quero dizer que este título que carregamos agora, como uma das cidades mais seguras do país, só nos faz redobrar os nossos esforços em busca da excelência e aperfeiçoamento dos trabalhos, porque sabemos que problemas sempre irão existir, mas é gratificante perceber que estamos no caminho certo, pois estamos investindo em segurança para a nossa gente”, afirmou Duarte Junior.
Segundo o secretário de Defesa Social de Mariana, os critérios usados para medir o índice são de investimentos. “Há de convir que Mariana é uma cidade que se enquadra em todos os critérios”, disse o secretário, afirmando que continuar proporcionando um município seguro aos munícipes e visitantes é necessária uma completa integração entre os Órgãos que compõem o Sistema de Defesa Social, além dos investimentos na Educação e Saúde.
Para o coordenador de Defesa Civil de Mariana, Webert Stoppa, uma empresa especializada realizou o Plano Municipal de Risco, exigido pelo Ministério das Cidades, onde todas as áreas de risco da cidade são mapeadas e setorizadas. Em relação ao ano passado, a cidade de Mariana subiu 12 posições no ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, de acordo com o site Exames.