Imagem: Reprodução / Marcos Delamore
A Prefeitura de Mariana, em Minas Gerais, deu mais um passo importante para reforçar e modernizar as operações de segurança no município, com a recente aquisição de armas não-letais e dispositivos elétricos incapacitantes (SPARKS), destinados à Polícia Municipal de Mariana.
As novas ferramentas serão empregadas com o objetivo de garantir a segurança da população e também dos próprios servidores. Segundo a administração municipal, a aplicação dessas ferramentas se destina aos casos em que o uso da força seja necessário, mas buscando evitar o contato físico e ocasionar ferimentos graves ou morte.
Na ocasião, o prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), destacou a aquisição das armas. “Mais um investimento na segurança pública. Continuaremos investindo para que Mariana seja, cada vez mais, segura para a nossa população e o cidadão de bem”, disse.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Ramon Magalhães, a aquisição dos novos equipamentos faz parte de um esforço contínuo da Prefeitura Municipal em aperfeiçoar a segurança pública e disponibilizar recursos aos agentes das corporações.
“Com a aquisição desses equipamentos, temos certeza de que nossos operadores estarão mais seguros nas abordagens. Cada operador, que sair para o trabalho, estará equipado com a tecnologia não-letal, levando mais segurança para ele e para a população”, enfatizou Magalhães.
As SPARKS são usadas no município pela Polícia Municipal para garantir mais segurança nas ruas. O armamento será de grande utilidade para os patrulhamentos. Vale ressaltar que os impulsos elétricos têm curta duração e baixa energia, não causando lesões na pessoa imobilizada.