De um lado a centenária Sociedade Musical Oito de Dezembro, do outro uma das mais novas bandas de Mariana, a Sociedade Musical São Vicente de Paulo. Mais uma vez elas se encontraram na Praça Gomes Freire para se apresentarem através do projeto Banda na Praça. Compostas, em sua maioria, por jovens e crianças, as duas bandas, que se diferem apenas pela idade, prepararam um repertório especial que animou a manhã de domingo (10) de quem passou pelo Jardim e parou para apreciá-las.
“Passava pela Praça e me deparei com essa belíssima apresentação. Na hora eu pensei: impossível não parar para prestigiar uma das mais belas tradições de Mariana. Já ouvi as pessoas comentando ali que Mariana é a cidade do Estado que possui o maior número de bandas. Fiquei feliz por saber disso e mais feliz ainda em ver como os representantes daqui valorizam essa cultura”, disse a ipatinguense, Rafaela Paulino.
Sob regência de Wellington Magalhães, Oito de Dezembro, e Adilson Antonio de Oliveira, São Vicente de Paulo, as bandas apresentaram um repertório diversificado composto por dobrados, sambas, pagodes, MPB e outros ritmos musicais. “Que satisfação ver essas duas bandas dando esse show no Jardim e encantando marianenses e turistas”, destacou o presidente da Banda São Vicente e, também, presidente de honra da Oito de Dezembro, Alípio de Faria. Na ocasião o presidente, Cleifane, foi homenageado pela Sociedade Musical Oito de Dezembro pelos trabalhos que tem feito à frente da instituição durante seus 2 anos de mandato.
Banda na praça – O projeto Banda na Praça foi criado esse ano pela Secretaria de Cultura Turismo e Patrimônio da Prefeitura de Mariana. Através dele duas bandas marianenses são convidadas, em domingos alternados, para apresentarem 6 peças musicais, repertório montados por elas. As bandas chegam em desfile individual na Praça Gomes Freire e, após a apresentação, saem juntas, tocando o mesmo dobrado, pelo Centro Histórico até a Rua Direita.