Bairros como São Pedro, Santa Rita de Cássia e Colina já foram beneficiados com avanços na rede de distribuição elétrica
A Prefeitura de Mariana, em parceria com a CEMIG, vem executando obras nas redes elétricas da cidade visando melhorar a qualidade da iluminação e a segurança de quem transita pelo local. Mariana já colocou em prática o Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (RELUZ), lançado em 2000 pelo Governo Federal. Entre as várias iniciativas, o Reluz objetiva melhorar, expandir e remodelar o sistema de iluminação pública, sempre levando em consideração a responsabilidade ambiental da comunidade.
Remoção de postes, substituição de cabos convencionais por cabos isolados, alinhamento de rede elétrica e instalação de novos postes são algumas das melhorias realizadas pela prefeitura em parceria com a CEMIG. Entretanto, as reformas de maior impacto econômico são as trocas das lâmpadas de vapor de mercúrio por lâmpadas de vapor de sódio. Como exemplo de eficácia do RELUZ, no ano de 2006 a cidade de Pindamonhangaba, São Paulo, efetuou a troca em 70% da iluminação pública, o que reduziu os gastos em 30%.
Essa substituição faz parte do Programa RELUZ, e pode ser vista em locais como a Praça da Estação, que abrange o Posto da Guarda Municipal até a travessa Wenceslau Brás, e em ruas em torno do Hospital Monsenhor Horta, no bairro São Pedro. Já os bairros Rosário, São Cristóvão e o distrito de Cachoeira do Brumado serão contemplados em breve, visto que o projeto para esses locais estão em fase de finalização.
No final de novembro, apenas o bairro Colina teve a substituição das lâmpadas, mas desde o início deste ano, com a atual gestão, as obras foram retomadas e a expectativa é que o RELUZ atinja toda a cidade. As lâmpadas de vapor de sódio são mais econômicas e produzem menos poluição em seu descarte, caracterizando-se também pela grande eficiência quando comparadas com outras fontes de luz.