O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
2 min

Funcionária da Prefeitura de Mariana apresenta trabalho sobre mel cristalizado

Funcionária da Prefeitura de Mariana apresenta trabalho sobre mel cristalizado

As diferentes possibilidades de aproveitamento do mel cristalizado. Este foi o tema do trabalho de conclusão de curso de Raíssa Rodrigues de Paula, aluna de Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal de Ouro Preto. O projeto de Raíssa destaca três receitas que usam como base o mel cristalizado produzido por produtores rurais de Mariana: polpa natural; corante e aromatizante; e preparo para refresco. As três receitas produzidas no sabor morango.
As indústrias de alimentos adotam práticas competitivas que buscam atender parâmetros de produtividade, flexibilidade, custo e qualidade. Ciente dessa realidade, os profissionais da área de alimentos têm procurado personalizar e diferenciar os produtos tradicionais. “Com a disponibilidade de mel em Mariana, esses preparos se revelam interessantes do ponto de vista econômico e ambiental, na medida em que permitem aproveitar um produto sem valor agregado, o mel cristalizado, e ao mesmo tempo o processo gera uma quantidade mínima de resíduos”, destaca Raíssa, que é profissional do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura de Mariana.

O curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos na UFOP tem a duração de oito semestres e se propõe a oferecer uma formação comprometida com o direito humano à alimentação adequada e a segurança alimentar e nutricional da população, disponibilizando ao mercado de trabalho profissionais inseridos no contexto social e humano, com capacidade para promover mudanças e inovações no setor de alimentos.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni