Palestras e oficinas voltadas à produção de alimentos, plantas medicinais, orientações de autocondução à saúde, dentre vários outros, foram temas abordados no 1º Encontro sobre Plantas Medicinais, Biodinâmica e qualidade de vida realizado na sexta-feira (29), no Centro de Convenções.
O evento, realizado numa parceria entre a Universidade Federal de Viçosa e Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, reuniu profissionais da área da saúde e professores, que apresentaram e discutiram questões relacionadas à cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos no dia a dia da população.
Dentre as palestras, foram debatidos a aplicação do conhecimento tradicional, ou popular, acerca do uso curativo de vegetais, geração de renda a partir da inserção da comunidade organizada no processo de desenvolvimento, produção e inserção do produto nas comunidades e também sobre os mínimos impactos ecológicos causados no meio ambiente.
“Nós sempre vamos objetivar a atualização de nosso conhecimento, compartilhando nossos saberes e estimulando essas práticas tradicionais de terapêutica. Visamos também alertar sobre os cuidados e precauções, e orientação sobre a autocondução”, afirmou uma das idealizadoras do fórum, Célia Carvalho.
Oficinas de regeneração do solo, comunicação da força vital, yoga, troca de saberes, produções de sabonetes, tecnologias de tratamento de esgoto, dentre outras, foram ocupadas por mais de 160 participantes inscritos.