Imagem: Marcos Delamore / Marcos Delamore
O protagonismo feminino no empreendedorismo e no mundo dos negócios ganhou destaque na 5ª edição do Fórum Acolher para Empreender, promovido pela Rede Marianas Mulheres Que Inspiram e pela Central Única das Favelas de Minas Gerais (CUFA Minas), em Mariana (MG). A iniciativa teve por objetivo impulsionar, estimular e fortalecer o empreendedorismo feminino no município.
Realizado no Museu de Mariana, no dia 25, o encontro reuniu empresárias, profissionais, investidores e especialistas em uma agenda colaborativa sobre o futuro do ecossistema de negócios na cidade histórica e na Região dos Inconfidentes. Entre os temas discutidos, a programação contou com palestras, debates, feira de negócios e experiências práticas, para discutir caminhos e estratégias que fortaleçam a presença das mulheres nos negócios e no setor produtivo.
Marciele Delduque, presidente da CUFA Minas e fundadora da Rede Marianas Mulheres Que Inspiram, ressaltou na abertura do encontro que um dos objetivos é fortalecer o protagonismo feminino na economia.

“Ainda que a gente esteja falando com uma rede de empreendedoras, muitas vezes, o maior desafio é ela ser pertencente a algo que vai fortalecê-la. Então, o nosso papel, enquanto rede, é acolher e abrir uma escuta ativa. Após isso, iremos falar sobre o seu negócio e entregar para ela uma jornada fortalecedora muito assertiva, na qual ela começa a entender melhor o seu negócio e obter os resultados”, declarou Marciele.
Para Valéria Valenssa, repórter, empresária e ex-Globeleza, trata-se de uma oportunidade de reconhecer e ampliar o impacto do empreendedorismo feminino na região. “Foi uma experiência muito boa. Compartilhei um pouco da minha história com todas as mulheres dessa rede e, na verdade, eu aprendo muito mais quando passo por esse evento”, afirmou.
A programação do encontro contou com nomes influentes e de destaque, como atriz e apresentadora, Natália Deodato, a executiva de comunicação corporativa, Francis Aquino, a jornalista, atriz e apresentadora, Kayete Fernandes, da artista e designer, Maryh Beneditta, e empreendedora e engenheira francesa, Mwendzao Ousseine, que palestraram sobre suas experiências no empreendedorismo e suas trajetórias pessoais. Em seguida, o debate promoveu uma troca entre as empresárias.
O jornalista e apresentador da TV Globo, Vagner Tolendato, prestigiou o evento e destacou o potencial de investimento das mulheres, além de reforçar que o futuro da indústria será mais diverso, inclusivo e colaborativo. “O empreendedorismo tem crescido tanto, principalmente o feminino. Toda oportunidade de ampliar e de fortalecer essa rede é muito interessante. Eventos, como esse, tem o potencial de incentivar pessoas a empreender. É um momento de troca de experiências e de aprender também. Essa união leva esse movimento adiante”, pontuou.
As autoridades municipais, entre elas a vice-prefeita Sônia Azzi (PSD) e o vereador Pedro Sousa (PV), compartilharam seus conhecimentos e experiências e celebraram o fortalecimento conjunto do setor produtivo.