O Carnaval de Mariana se consolida como um dos melhores do interior de Minas Gerais. Este ano, foram cinco dias de folia, mais de 60 atrações para um público diário que superou a casa dos 15 mil. Ao avaliar a organização da festa, o prefeito Duarte Junior “Du” comemorou os números positivos que fizeram desta a melhor festa de todos os tempos.
Na avaliação do prefeito, o destaque ficou por conta da participação popular nesse ano, marcado pela tranquilidade e diversidade de atrações para toda a família. “Não tenho dúvidas de que fizemos o melhor Carnaval de todos os tempos. Foi bacana demais ver as pessoas nas ruas, curtindo com a família, mostrando que essa é uma festa maior e mais forte do que pensavam. Isso graças ao povo que fez uma festa linda”, disse.
Os três palcos oficiais do Carnaval de Mariana 2017 – Praça Gomes Freire “Jardim”, a Rua Frei Durão e a Praça Tancredo Neves receberam shows de renome regional e nacional, entre eles os talentos do The Voice Kids 2016. A Avenida Getúlio Vargas foi o cenário dos desfiles das Escolas de Samba adulta e mirim, contabilizando um grande público que, apesar da chuva, não arredou pé e garantiu a torcida. O Carnaval de Mariana mobilizou centenas servidores públicos municipais, desde a organização a linha de frente, na limpeza, garantindo uma festa linda e uma cidade limpa!
Investimentos – Em 2017, o Carnaval de Mariana teve investimento público de cerca de R$ 750 mil com infraestrutura, contratação das bandas, repasse para escolas de samba e blocos tradicionais, além de estrutura como banheiros químicos, pagamento de equipes de segurança, brigadistas e socorro médico, dentre outros.
“Mariana tem vivido dias felizes, a população está satisfeita brincando com alegria, em família, e o balanço que fazemos é que a cidade aprovou o Carnaval 2017. Podemos dizer que o público está satisfatório, além da população local, temos muitos visitantes, as vezes a chuva atrapalhou um pouco, mas as praças continuaram cheia e a festa bonita”, avaliou o secretário de Cultura Turismo e Patrimônio, Efraim Rocha.
Segurança – No quesito segurança, Mariana é nota 10. De acordo com balanço do secretário de Defesa Social, Brás Luiz Azevedo, o Carnaval 2017 transcorreu sem ocorrências de maior relevância. Segundo ele, nesse período foram registradas casos isolados de confusão entre foliões, mas que foi logo contido pela Guarda Municipal. “Todo efetivo esteve empenhado na segurança, inclusive as equipes que estavam de férias e também do setor administrativo”, disse. Pelos cálculos do secretário, cerca de 15 mil pessoas passaram diariamente nos três pontos oficiais de Carnaval.
Limpeza – O bloco da limpeza entrou cedo nas ruas de Mariana. A equipe da Secretaria Adjunta de Serviços Urbanos (SASU) mobilizou mais de 200 servidores nos cinco dias de Carnaval. Foram 240 toneladas de resíduos recolhidos no centro e nos bairros.
Saúde – Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde foram distribuídos 12 mil de camisinhas durante os quatro dias de folia. Os preservativos foram entregues com materiais educativos pela equipe da Vigilância Epidemiológica nos locais de maior movimento. Uma ação que teve como objetivo conscientizar os foliões quanto a prevenção de doenças transmitidas sexualmente. Nos principais pontos, havia equipes de médico, enfermeiro e auxiliares para atender aos foliões.