Reportagem: Gabriel Ferreira
Na última terça-feira (03), um filhote de tucano foi resgatado no Colégio Dom Viçoso, em Mariana. O resgate foi realizado pelo Instituto Habitat, que foi acionado por funcionários do próprio colégio.
Informações apontam que o animal estava caído no pátio da escola, sob risco de ataque de cachorros. Com isso, funcionários prontamente acionaram o Instituto e recolheram a ave para uma caixa. Foram realizadas então a identificação e os primeiros cuidados médicos no animal, por uma equipe de biólogos e veterinários do Instituto.
A ave segue em recuperação acompanhada de perto pela instituição, que realiza todos os cuidados posteriores ao resgate, visando a reinserção do pássaro na natureza. Outro possível destino, seria o encaminhamento para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA, em Belo Horizonte.
Apesar da intervenção devido a situação de risco do animal, Tiago Lage, responsável pelo Instituto Habitat, reforça a necessidade da conscientização de ações em ocorrências como essa ou envolvendo outros animais. Tiago diz que nesta época do ano, é comum que ocorram os períodos de reprodução de animais silvestres, o que reafirma a importância desta conscientização para saber lidar com o processo natural destes animais.