Primeira cidade de Minas Gerais, e também a primeira capital do estado, Mariana é o cenário perfeito para a prática do mountain bike e para realização do Iron Biker. O município recebeu competidores e turistas de todo o mundo, durante o fim de semana do evento, sendo um forte elemento econômico para a cidade, que, para este ano, esteve com 100% de sua rede hoteleira ocupada. “Foram mais de 1700 atletas que fomentaram a nossa economia e aqueceram o nosso turismo. Foi tudo muito espetacular. Estou feliz e orgulhoso por nossa cidade ter feito parte disso”, afirmou o prefeito de Mariana, Duarte Júnior.
Além de participar da competição, os atletas e os torcedores tiveram a oportunidade de conhecer melhor um dos maiores patrimônios históricos de Minas Gerais, usufruindo de restaurantes e hotéis da cidade. Os comerciantes de Mariana ressaltaram o sucesso da edição de 2017. “É impressionante como as nossas vendas aumentam e como a cidade fica mais linda. Minhas vendas aumentaram mais de 70% só neste final de semana com a prova. É uma competição que veio para ficar e para somar”, enaltece a comerciante Laura Ramos.
A proprietária do bar próximo a Praça Gomes Freire, Rosângela do Espírito Santo, afirma que as vendas em seu estabelecimento aumentaram durante a realização de eventos desse porte. “Com o Iron Biker consegui vender bastante comida e, principalmente, bebida. Fico muito feliz com isso, pois essas vendas me ajudam a equilibrar o orçamento. Parabenizo pela organização desses eventos. Essa é uma ótima iniciativa”, disse.
Na edição de 2017, o Iron Biker Brasil contou com a presença de cerca de 1.700 ciclistas de todos os estados brasileiros, além de atletas estrangeiros, que também pedalaram forte buscando pontuação no ranking. Em 2018 o Iron Biker volta a ser sediado em Mariana e promete ainda mais adrenalina e aventura. As inscrições serão abertas em breve com vagas limitadas e poderão ser feitas através do site oficial do evento.