A Avenida Getúlio Vargas se transforma num sambódromo, palco do grande espetáculo cultural que é o desfile das cinco escolas de samba, que confirmaram presença no Carnaval 2017. Elas receberam subvenção da Prefeitura de Mariana, sendo R$ 30 mil para as escolas adultas, e R$ 17 mil para as mirins, para investir na apresentação desse ano. Os recursos deverão ser investidos na alegoria, produção dos carros alegóricos, confecção de fantasias, dentre outros. As escolas prometem surpreender a todos com os temas escolhidos para esse ano e colocar todos para sambar.
Morro da Saudade
Atual campeã do Carnaval de Mariana, a escola de samba Morro da Saudade, de Passagem de Mariana, vem com tudo para a “avenida do samba”. Este ano, a agremiação tem como enredo “hit das Canções do Amor na Passarela do Samba”, e promete levar o público a uma gostosa viagem nostálgica ao universo da música. Para o desfile, a escola contará com mais de 500 foliões, quatro carros alegóricos e dois casais de mestre-sala e porta-bandeira. Fundada em 1984, a escola tem 33 anos e sete títulos de campeã.
Acadêmicos do Barro Preto
A escola de samba Acadêmicos do Barro Preto entra na avenida com tema que remete os seus 10 anos de fundação. A ideia dos organizadores é apresentar, por meio de alegorias e muito samba a história da agremiação desde a origem as conquistas dos títulos. Para isso, colocam na avenida 400 foliões, três carros alegóricos e dois casais de mestre-sala e porta bandeira. Fundada em 2007, a escola tem 10 anos e três títulos de campeã.
Vila do Carmo
Com muita alegria e animação a Escola de Samba Vila do Carmo já está a todo vapor nos preparativos para o Carnaval 2017. O enredo para esse ano de folia será “Os anos 80”, época que a escola foi fundada. Esse tema vai abordar momentos, artistas, filmes e outros que fizeram sucesso na época. Além de uma surpresa na bateria que promete deixar todos deslumbrados. Com mais de 450 foliões e três carros alegóricos, a Vila do Carmo desfilar na avenida com oito alas. Fundada em 1981, a escola tem 36 anos e 17 títulos de campeã, sendo ela a que possui o maior número de títulos.
Vila do Carmo (mirim)
Com o tema “A Arca de Noé”, a escola de samba Vila do Carmo mirim, fundada em 1987 é uma das agremiações que irão desfilar na Avenida Getúlio Vargas. Este ano, quando completa 30 anos de fundação, as crianças escolheram brincar com os animais. Para contar essa passagem da história bíblica, a escola mirim traz para o Carnaval 2017 figuras como as aves, peixes, felinos, dentre outros. Segundo os organizadores, serão 250 foliões, dois carros alegóricos, quatro alas, e muito samba no pé da criançada.
Mestre Athayde (mirim)
A escola de samba mirim Mestre Athayde pretende reviver a magia dos contos infantis no Carnaval 2017 com a história do “Sitio do Pica-Pau Amarelo”.
É com esse tema que as crianças recontam na avenida do samba essa mágica história de Monteiro Lobato. A escola Mestre Athayde irá para as ruas com cerca de 120 crianças, sendo 40 ritmistas, dois casais de mestre-sala e porta bandeira. Fundada em 2002, a escola tem 15 anos de história para contar e muita animação.
Estrutura e segurança
O Carnaval Mariana 2017 contará com estrutura reforçada e segurança 24h. O planejamento da Secretaria de Defesa Social da Prefeitura de Mariana junto às equipes de segurança, nos cinco dias de folia, contará com policiamento total de 145 homens, sendo 66 da guardas municipais, 46 policiais militares, 12 policiais civis, seis homens da Cavalaria Militar e 15 do Corpo de Bombeiro.
A Guarda Municipal de Mariana inicia o plantão especial de Carnaval, a partir de 0h de sexta-feira (24), com uma série de ações e operações preventivas e ostensivas no centro histórico. A proposta do conjunto de medidas, intensificadas até o ultimo dia do Carnaval, na madrugada de quarta-feira (1º).
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Mauricio Silva, para preservação da ordem e a segurança das pessoas e do patrimônio, além do Centro Histórico, também será mantido uma patrulha para as rondas nos bairros a fim de não afetar os trabalhos rotineiros. “O policiamento será dividido em quatro turnos, ou seja, nós teremos 24h de policiamento, sendo que, a parte da noite, onde há maior concentração de pessoas com os eventos mais importantes, lançaremos um efetivo maior”, destacou o comandante.
Ainda segundo o comandante, haverá reforço nas Praças Tancredo Neves e Gomes Freire (Jardim). Mais informações pelo: (31) 3558-5123.