Após dois anos na Presidência da AMAPI (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga) o prefeito de Mariana, Celso Cota, conduziu a nova eleição da entidade, que escolheu o prefeito de Acaiaca, José Calixto Milagres, “Zezinho”, como o novo presidente da associação em 2015. A eleição e posse aconteceram na quinta-feira (08) em Ponte Nova.
A nova diretoria da AMAPI 2015 é formada pelo presidente: José Calixto Milagres (Acaiaca) 1º vice-presidente: Paulo Augusto Malta Moreira (Ponte Nova), 2º vice-presidente: Frederico Brum de Carvalho (Urucrânia). Conselho Fiscal: José Roberto Gonçalves Barbosa (Guaraciaba); Silvério Joaquim Aparecido da Luz (Rio Doce); Alcione Ferreira de Albuquerque Lima (Santo Antônio do Gama).
Suplentes: Aroldo Fernandes Gomes (Diogo de Vasconcelos); João Bosco Coelho (Dom Silvério) e Milton Ayres Figueiredo (Alvinópolis).
O secretário executivo é José Adalberto de Rezende.
Balanço da gestão de Celso Cota à frente da Amapi
Presidente da Amapi desde 2013, quando foi eleito pelos prefeitos filiados, o prefeito de Mariana, Celso Cota, foi reeleito em 2014, por unanimidade, conduzindo a associação por dois anos. Nesse período, Celso participou ativamente de conquistas importantes para os municípios. Houve fortalecimento e união do grupo de prefeitos, o que impulsionou ganho maior num espaço curto de tempo.
Confira as principais ações da gestão de Celso Cota na presidência da Amapi (2013-2014)
– Apoio integral na criação do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga/CIMVALPI e do CISLESTE Sul/Sammu Regional – Rede de Urgência e Emergência que irá fortalecer a saúde regional;
- Articulação que contribuiu para concretização da segunda etapa do projeto de fortalecimento das microrregionais, com liberação de R$ 500.000,00 para cada associação do Estado;
- Adiamento do prazo sobre os ativos da Iluminação Pública;
- Fortalecimento da Usina de Asfalto;
- Aquisição de uma motoniveladora, de um caminhão caçamba, de um rolo compactador pé de carneiro – através de convênio com o DER, de um veículo para o setor de engenharia da associação através de parceria com a Secretaria de Fazenda do Estado;
- Inclusão da Amapi no Refis/Programa de Recuperação Fiscal do Governo Federal;
- Ampliação do prédio sede da Amapi com a construção de mais uma sala;
- Reforma completa de uma Patrol;
- Aumento no número de municípios filiados passando de nove para 17 com destaque para Urucânia, Rio Casca, Santo Antônio do Grama, Dom Silvério, Teixeiras e Abre Campo;
- Realização do PEDET/Diagnóstico Regional presidido pela Amapi em parceria com a Universidade Federal de Viçosa/UFV, através da Comissão de Desenvolvimento Regional – importante ferramenta para que os gestores municipais tomem decisões no que se refere ao desenvolvimento e potencialidades dos municípios da região;
- Efetivação do Programa ERA/Energias Renováveis, no Vale do Piranga – que culminou com a entrega dos diagnósticos dos potenciais de energias renováveis a 10 municípios do Vale do Piranga.