A agenda do prefeito de Mariana em Brasília prevê encontros com ministérios e participação em oficinas e palestras. Imagem: Redes sociais Juliano Duarte/Captura de tela
Com o tema “a cidade que queremos está em nossas mãos”, o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas acontece entre os dias 11 e 13 de fevereiro
Por: Amanda de Paula Almeida
Na terça-feira (11) milhares de gestores de mais de 3.200 municípios estiveram presentes no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), para a abertura do primeiro dia do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas. Promovido pelo governo federal, o evento tem como objetivo fortalecer o pacto federativo e ampliar a participação dos municípios em programas e ações do governo federal. A expectativa de público geral nos três dias de evento é de 20 mil pessoas, com prefeitos e vice-prefeitos participando de stands, oficinas e palestras.
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB) está em Brasília com seu secretariado e anunciou o repasse de R$1 milhão para custeio da saúde marianense em emenda parlamentar da deputada federal Célia Xakriabá (PSOL). “Mariana sempre viveu de recursos da mineração e na nossa gestão nós queremos fazer diferente, buscar recursos junto ao governo federal, pois é lá que estão os programas e projetos”, declarou o prefeito sobre as expectativas com o evento.
A agenda entre Célia Xakriabá e Juliano Duarte tratou também sobre outras questões de Mariana, como educação e meio-ambiente: “Mariana foi um dos maiores crimes ambientais e é preciso pensar nesta justiça social e fazer isso com recurso e fazer com energia. A perda de famílias, a perda cultural a gente não vai trazer de volta, mas é importante ressignificar Mariana”, afirmou a deputada.
Durante a abertura do evento, estiveram presentes o presidente Lula (PT), o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) e todos os ministros do governo federal. O presidente destacou que os gestores e gestoras têm a liberdade de encontrar e discutir sobre recursos para os projetos existentes em cada município sem hostilidade partidária: “O dado concreto é que eu quero que vocês tenham a confiança é a certeza absoluta de que nenhum prefeito e nenhuma prefeita será discriminado por não ser do meu meu partido (…) todos têm direito, porque todos foram eleitos e todos representam o povo”.
O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) também ressaltou a importância de integrar os municípios às políticas federais. “Queremos, com apoio dos municípios, identificar onde é necessário investir. Nossa prioridade é a população e suas demandas. Queremos ampliar os investimentos, dar continuidade ao trabalho já em andamento e celebrar novas frentes de investimentos”, afirmou.
Durante o encontro, todos os ministérios e outros órgãos e empresas federais, como Ibama, IFAM, Receita Federal, Caixa, Banco do Brasil e BNDES, vão atender os prefeitos. Mais de 100 conferências e 60 oficinas compõem a programação do evento. Juliano Duarte anunciou que nos próximos dias terá encontros, em conjunto com seu secretariado, com os ministérios da saúde, educação e estará presente na oficina do programa “Minha Casa, Minha Vida” com a expectativa de levar o projeto para Mariana.