Por: Amanda de Paula Almeida
Nesta quarta-feira (2), o prefeito Juliano Duarte (PSB) divulgou as medidas em cumprimento da Lei Municipal Nº 3.462 de 2021 que institui o “Programa Ciclo Seguro” em Mariana. Um projeto que garante a distribuição gratuita de absorventes para estudantes da rede pública municipal e mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio das Unidades Básicas de Saúde.
A responsabilidade de implementação do Programa é da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e Secretaria Municipal de Saúde. Entre os objetivos da Lei estão: Promover a dignidade das adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social e econômica, que tem pouco ou nenhum acesso a absorventes higiênicos; Erradicar a pobreza menstrual, enquanto mecanismo de erradicação e pobreza; Contribuir para a qualidade de vida das mulheres e adolescente em período menstrual; Reduzir o risco de doença e de outros agravos, além de promover a saúde; Promover o acesso à informação e a educação sobre a menstruação e saúde feminina; Distribuição de absorvente higiênicos descartáveis nas instituições de ensino municipal, unidades básicas de saúde e unidade de sistema prisional; Reduzir faltas em dias letivos, prejuízos à aprendizagem e evasão escolar de estudantes em idade reprodutiva.
Juliano Duarte ressaltou a importância do programa para a dignidade menstrual da população marianense: “Sabemos que a pobreza menstrual impacta diretamente a vida de milhares de adolescentes e mulheres, contribuindo para a evasão escolar, faltas recorrentes e dificuldades no desempenho educacional. Além disso, muitas enfrentam a falta de itens básicos de higiene em casa, seja por desinformação ou dependência financeira”, destacou.