No último sábado (13), a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o Dia D da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe nos postos de saúde do município. Com atendimento durante todo o dia, as unidades de saúde do Cabanas, Rosário, Santo Antônio, Passagem e a Central de Vacinação, imunizaram cerca de 800 pessoas.
Restando pouco mais de uma semana para o término da ação, o índice de procura é considerado baixo. De acordo com a Central de Vacinação de Mariana, no início da campanha a meta era de vacinar 16.000 pessoas. No entanto, até o momento, foram imunizados apenas 77,15% deste valor, ou seja, 12.344 pessoas.
A exemplo de outros anos, fazem parte do público prioritário de vacinação, crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da área de saúde e portadores de doenças crônicas, além do novo grupo alvo, os professores de escolas públicas e privadas. Ofertadas primeiramente aos grupos mais vulneráveis a contrair o vírus da doença, a vacina protege contra vários tipos de gripe, incluindo o H1N1.
A Secretaria de Saúde de Mariana lembra que a vacina é gratuita e todos devem levar a carteira de vacinação e um documento original com foto. Para os professores da rede pública e particular será necessária a comprovação do vínculo através de carta de apresentação da escola ou contracheques. Mais informações, a Central de Vacinação fica na Rua Santa Cruz, 368, no Barro Preto. O telefone é (31) 3558-2062.