O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
2 min

Denúncia revela extração ilegal e descarte de resíduos em cachoeira de Mariana

Denúncia revela extração ilegal e descarte de resíduos em cachoeira de Mariana

Cachoeira da Garapinha fica localizada em área de amortecimento do Parque Estadual do Itacolomi. Imagem: Instituto Habitat/Redes Sociais

Por: Amanda de Paula Almeida

O Instituto Habitat, organização que atua na defesa do meio ambiente em Mariana, recebeu uma denúncia sobre crime ambiental na Cachoeira da Garapinha, localizada próxima ao Motel Lumini, em área de amortecimento do Parque Estadual do Itacolomi. Uma equipe do instituto foi ao local e constatou indícios de extração mineral irregular e descarte ilegal de resíduos. Diante da gravidade da situação, a Polícia Ambiental de Mariana foi acionada e confirmou as irregularidades, dando início às medidas legais necessárias. O instituto alertou que o local é particularmente crítico por abrigar uma captação de água para consumo, o que aumenta os riscos ambientais e à saúde pública.

Problema recorrente

Esta não é a primeira vez que a Cachoeira da Garapinha sofre com crimes ambientais. Em novembro de 2023, o Instituto Habitat e parceiros realizaram uma ação voluntária de limpeza no local devido ao acúmulo de lixo e entulho. No entanto, a situação se repete. “Infelizmente, observamos novamente o acúmulo de detritos e restos de materiais de construção, reflexo de uma prática recorrente”, afirmou o instituto em publicação nas redes sociais.

Instituto Habitat debate soluções para a Cachoeira. Imagem: Instituto Habitat/Redes Sociais

Próximas ações

Para combater o problema, o Instituto Habitat buscará diálogo com autoridades locais e o possível proprietário do terreno a fim de implementar medidas mais eficazes. Entre as propostas está a concessão da área para uma entidade que promova o uso sustentável, garantindo sua preservação e proteção.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni