Mariana teve mais um dia dedicado à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Em parceria com a Prefeitura de Mariana e a Fundação Renova, a Ong Plant for The Planet realizou na segunda-feira (20) mais um evento no município, com intuito de incentivar crianças e jovens a pensarem na importância da preservação ambiental e também estimular o plantio de um milhão de mudas nativas nas regiões impactadas ao longo do Rio Doce.
Cerca de 80 crianças e jovens participaram das atividades, plantando no total 10 árvores frutíferas dentro do Centro de Referência a Infância e a Adolescência (CRIA). Para a Subsecretária de Educação, Aline Oliveira, é um privilégio o projeto acontecer em Mariana. “É importante abraçar o projeto por conta da justiça climática, levando conscientização às escolas. Temos dois representantes de cada escola aqui no projeto. Os alunos estão muito interessados nas oficinas e também para receber mudas”, afirmou.
Para catalisar o projeto, a Ong forma Embaixadores da Justiça Climática, motivando os alunos a lutarem pela preservação ambiental. Pedro Henrique Chaves, aluno da EE Dom Silvério conheceu o projeto durante o primeiro evento, realizado no dia 02 de setembro, tornado-se Embaixador aqui em Mariana. “O projeto me encantou desde o início porque serve para preservar a vida no planeta como um todo. Precisamos preservar o meio ambiente e plantar árvores é o inicio”.
Aos 13 anos, Samara Dutra Martins, estudante da escola municipal Dom Luciano, já entendeu a importância do projeto. “É importante a gente plantar árvores porque isso incentiva outras pessoas a plantar também, não só a gente. O Projeto tem que continuar”, concluiu. O Secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Carneiro, acredita que a conscientização que o projeto traz nas crianças e jovens para cuidarem do planeta. “Ao plantar árvores inclusive aumenta-se a qualidade e a quantidade de água. O projeto é fantástico, tem no mundo inteiro e é uma grande honra recebê-los em Mariana, com alguns embaixadores aqui do nosso município que estão comprometidos com o projeto”.
O Presidente e fundador da Ong Plant For The Planet, Felix Finkbeiner, estava presente no evento e ressaltou a importância de se ter o projeto em Mariana. “É muito importante fazer este trabalho aqui em Mariana, por causa da recuperação ambiental por conta do desastre, mas também para convencer as pessoas de que é importante pensar na recuperação ambiental de qualquer maneira, como uma prevenção ao aquecimento global”.
O Plant for the Planet registra quase 15 bilhões de árvores plantadas pelo mundo, através de crianças e jovens que participam desta iniciativa. E há um desafio assumido em 2014 que é o compromisso de plantar um trilhão de árvores até 2030 no mundo inteiro, volume necessário à compensação do que será desmatado nesse período, segundo pesquisas.