Personalidades agraciadas com a Medalha de Minas ressaltam a importância do reconhecimento por suas ações
O Dia de Minas celebrou o aniversário do Estado de Minas e de Mariana, bem como àqueles que contribuem para o engrandecimento e o desenvolvimento regional, estadual e nacional. Ao todo, 50 personalidades receberam a “Medalha do Dia de Minas” das mãos do governador de Minas, Augusto Anastasia e do prefeito de Mariana, Geraldo Sales de Souza (Bambu). Entre essas, estiveram presentes o vereador de Mariana, José Jarbas Ramos (Nêgo), o reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), professor Caio Bueno, a educadora Marly Moises, a estudante Lunamaura Oliveira Matias, a psicóloga Ivana Galvão, o professor José Arnaldo e o Sr. Vicente Candido da Silva.
A comemoração dos 315 anos de Mariana foi também um momento especial para essas pessoas que empreendem ações de destaque em suas respectivas áreas e segmentos de atuação. “É com muito orgulho que recebo essa homenagem. Dedico-a a todas as pessoas de Mariana que nos confiaram diversos mandatos como vereador, sobretudo ao povo de Cachoeira do Brumado, onde iniciamos nossa trajetória política”, afirma o vereador Nego. Já Vicente Candido da Silva dedicou parte de seus 97 anos de idade à elevação do nome da primaz de Minas, a exemplo do empenho para a concretização de diversos projetos como o Hospital Monsenhor Horta, a instalação da Comarca e o trabalho na Irmandade do Carmo. “É uma grande honra ser reconhecido por nossas ações no campo religioso social e da justiça”.
Entre os méritos galgados pela estudante do primeiro ano do IFMG, Lunamaura Oliveira Matias, estão os primeiros lugares alcançados no curso de redação e na Olimpíada de Matemática. O reitor do IFMG, professor Caio Bueno, ressalta a importância da educação para emancipação do país. “A grande revolução que nosso país espera é a revolução da educação. Essa conquista atribuída a mim perpassa essa compressão por parte de toda a comunidade acadêmica e institutos federais. Dedico essa homenagem a todos nossos educadores”, frisa o reitor. Outro destaque educacional foi o professor da Ufop, José Arnaldo, para quem o trabalho com as novenas de Mariana lhe renderam o “reconhecimento pela valorização da religiosidade e da cultura local”.